Notícias

250 anos do Jardim Botânico da Ajuda

No passado dia 7 de fevereiro iniciaram-se as comemorações dos 250 anos do Jardim Botânico da Ajuda. A sessão de abertura começou com a apresentação do programa de atividades a realizar ao longo deste ano comemorativo. No final assistiu-se à reabertura de todas fontes do jardim, restauradas pela Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda.

Os 250 anos do Jardim vão celebrar-se durante todo o ano com atividades para miúdos e graúdos. O Jardim pretende assim dar a conhecer ao público o que se tem feito em prol do conhecimento e conservação das plantas e do seu estudo.

Na agenda de comemorações, as crianças e jovens vão poder contar com visitas guiadas, adaptadas à sua idade, onde aprenderão sobre espécies existentes no Jardim, bem como com atividades de tempos livres durante verão. Já os adultos poderão visitar exposições de catos e cerâmica, workshops de orquídeas e até de visitas guiadas ao pôr-do-sol.

Mas o programa deste ano festivo não fica por aqui. Poderá ainda contar com a 15.ª Festa da primavera (a 21 e 22 de abril), uma recriação histórica da visita do Marquês de Pombal (23 de setembro) e Festa Barroca (30 de setembro), e muito mais!

Mandado construir pelo Marquês de Pombal em 1768, este foi o primeiro jardim botânico em Portugal. Inicialmente o Jardim foi elaborado para servir na educação dos jovens príncipes e da corte de D. José. Hoje em dia, o Jardim pertence à Universidade de Lisboa estando sob tutela do Instituto Superior de Agronomia (ISA).

Fotos: Mariana Ginginha 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar