Aromáticas e Medicinais

4 benefícios dos coentros para a saúde

As ervas aromáticas são poucas vezes vistas como fonte de benefícios para a saúde, mas a verdade é que o seu consumo tem, frequentemente, vantagens que vão muito para lá do sabor. Os coentros (Coriandrum sativum) são um exemplo – são ricos em propriedades medicinais.

Inibem compostos carcinógenos na carne vermelha

Um estudo realizado em 2010 descobriu que a adição de coentros, Boesenbergia rotunda, galangal, açafrão ou cominhos à carne de bovino que é frita inibe a formação de amino-heterocíclicos na mesma. Estes são componentes cancerígenos que se desenvolvem na carne quando é cozinhada a altas temperaturas.

Têm um efeito analgésico e anti-inflamatório

O extrato de coentros tem um efeito analgésico e anti-inflamatório, segundo um estudo feito com ratos. Estes efeitos foram a conclusão de outro estudo publicado em 2015.

São ricos em carotenóides

Segundo um estudo irlandês de 2010, os coentros – assim como o manjericão – são ricos em carotenóides, ultrapassando outras aromáticas como menta, salsa e alecrim. Os coentros e o manjericão tinham, de acordo com o estudo, os níveis mais elevados de beta-caroteno, luteína e zeaxantina e ainda beta-criptoxantina. O beta-caroteno ajuda a proteger a pele da exposição solar e ajuda a prevenir a degeneração macular dos olhos, uma condição associada à idade avançada. A luteína e zeaxantina estão presentes nos olhos humanos; a sua ingestão previne e reduz as cataratas e a degeneração macular. A beta-criptoxantina ajuda na formação de vitamina A, que é importante para os olhos, para o crescimento e para o sistema imunitário.

São antifúngicos

De acordo com um estudo publicado em 2014, o extrato das folhas dos coentros inibe a atividade do fungo Candida spp. Este pode causar infeções na boca, nos genitais, no aparelho gastronintestinal ou na pele.

Foto: Thamizhpparithi Maari via Wikimedia Commons

Leia também: Chili vegetariano com abóbora-manteiga e coentros

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar