Plantas Ornamentais

4 plantas para dar mais cor ao Natal

Nesta época, os jardins encontram-se maioritariamente despidos de folhas ou com o verde de fundo das plantas que mantêm a sua folhagem, como, por exemplo, as coníferas − pinheiros, cedros, abetos e algumas folhosas. Temos para contemplar as flores das urzes, as estrelas-de-natal, as folhagens encarnadas de algumas plantas, como a fotínia, que pelos seus tons fortes, se distinguem do nostálgico que marca o início do inverno. Esta é uma quadra mágica em que se prepara e ornamenta o pinheiro de Natal, se apanha musgo para embelezar o presépio e se fazem os arranjos natalícios com o tradicional azevinho e as estrelas-de-natal.

Azevinho (Ilex aquifolium L.)

Arbusto ou árvore perene que pode atingir até 20 metros de altura. De crescimento lento, é originária da Europa Ocidental e Meridional, Norte de África, Ásia ocidental até à China. Habita preferencialmente em carvalhais e nas margens de cursos de água. Planta frequente em jardins e parques em Portugal continental. Muito utilizada como ornamento natalício pelos seus frutos vermelhos e carnudos e pelas suas folhas coriáceas (duras), com recortes muito característicos. Tanto os frutos como as folhas são tóxicos. A sua madeira, devido à dureza, é muito procurada para marcenaria.

Família Aquifoliaceae

Altura Até 20 metros

Propagação Por estaca

Época de plantação Outono

Condições de cultivo Meia sombra ou sombra. Precisa de solos férteis e bem drenados dá-se bem em todos os solos exceto os calcários, prefere os graníticos e siliciosos.

Manutenção e curiosidades Não precisa de manutenção especial. Adubação anual. Pouca rega. Espécie protegida por lei (Decreto-Lei nº 423/1989, de 4 de dezembro).

Urze (Calluna sp.)

Urze é o nome vulgar de diversas plantas da família Ericaceae, dos géneros Erica e Calluna. Aparecem como espontâneas em terrenos pobres em cal e destacam-se pelas suas flores de cor branca ou cor-de-rosa. As espécies existentes em Portugal são muito comuns e encontram-se em todo o País, mas aparecem principalmente nas zonas altas de granito a norte. Contudo, esta espécie chega até as ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Família Ericaceae

Altura Até 0,4 metros

Propagação Por estaca ou por semente

Época de plantação Qualquer altura do ano

Condições de cultivo Gosta de sol e de solos com boa drenagem, mas com alguma humidade, ricos em matéria orgânica. Prefere solos com alguma acidez. Não gosta de solos secos e precisa de estar abrigada do vento.

Manutenção e curiosidades Não precisa de cuidados de manutenção especiais. Apenas limpeza de folhas, flores e ramos secos.

fotinia

Fotínia (Photinia x fraseri Dress)

Arbusto de folha perene, originário do Japão e da China. Caracteriza-se por uma folhagem verde com rebentos novos encarnados. Tem  flores brancas na primavera. Pode ser utlizado como arbusto isolado, em sebe talhada ou livre.

Família Rosaceae

Altura Até 5 metros

Propagação Por estaca

Época de plantação Qualquer altura

Condições de cultivo Sol ou meia sombra, solos bem drenados com matéria orgânica e pH neutro ou ligeiramente alcalino.

Manutenção e curiosidades Não precisa de muita rega nem tratamentos especiais. Se pretendermos que acentue a sua folhagem encarnada, devemos podá-lo com frequência.

de estrelas-de-Natal

Estrela-de-Natal (Euphorbia pulcherrima Willd. ex Klotzxch)

Arbusto perene, originário da América Central e México. A floração ocorre no inverno e é de cor encarnada, verde-clara, branca e cor de laranja (brácteas que são folhas mas que parecem flores).

Família Euphorbiaceae

Altura Até 3 metros

Propagação Por estaca

Época de plantação Primavera

Condições de cultivo Prefere meia sombra. Solo fértil e bem drenado. Não gosta de sol direto, nem de frio, e precisa de estar abrigada do vento.

Manutenção e curiosidades Adube e regue-a com regularidade. Depois do Natal, caso tenha a planta em vaso, guarde-a em casa protegida do frio. Plante-a no jardim só no inicio da primavera.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar