Plantas Ornamentais

5 dicas para um inverno sempre colorido

Ainda muito há para fazer no jardim, na varanda ou no terraço para garantir um inverno cheio de cor.

inverno

1. Conduza as suas trepadeiras de folha caduca

Esta é uma excelente época para conduzir as suas trepadeiras de folha caduca pois consegue trabalhar os caules com mais facilidade, plantas como a vinhavirgem, jasmim, roseiras e glicínia estão já sem folha. Aproveite para reforçar as estruturas de apoio (arames e camarões) e remover ramos, folhas, flores e frutos secos que ainda possam existir.

inverno

Medronheiro

 

2. Plante arbustos com frutificação desta época

Para marcar o inverno nada melhor do que os arbustos que frutificam nesta época, o cotoneaster e o medronheiro são excelentes alternativas e indispensáveis num jardim com alguma dimensão, pois marcam esta estação de forma única. Ambos gostam de zonas com sol, são muito resistentes à secura, ao vento e preferem solos bem drenados. Também se dão bem em vaso desde que este esteja bem drenado.

Azáleas

 

3. Plante arbustos com floração

Uma forma de garantir flores no inverno é plantar já alguns arbustos de floração invernal, como as azáleas. Atenção que necessitam de um substrato para plantas acidófilas, que deverá ser reposto pelo menos duas a três vezes por ano se for em vaso ou floreira. Gostam de sombra ou meia sombra e de terem o solo húmido sem ser encharcado.

Também Aloe (Aloe arborescens) é uma planta suculenta muito resistente à secura e ao ar do mar, dá-se em todo o tipo de solo e tem a grande vantagem de estar em plena floração cor-de-laranja, plante-a em taludes, sebes, bordaduras ou isolado.

 

4. Plante ciclâmenes em casa em vez de flores de corte

Esta pode ser uma excelente alternativa às flores de corte, ter sempre em casa alguns vasos de ciclâmenes das cores que preferir, cor-de-rosa, encarnados ou brancos, são todos lindos e garantem floração desde agora até ao final da primavera. Coloque-os em zonas com luz mas não necessitam de sol direto. Plante-os em vasos ou em floreiras bem drenados (com uma camada de leca no fundo) e utilize um substrato rico em matéria orgânica (para plantas com flor). Também ficam lindos em bordaduras de canteiros.

 

5. Plante crisântemos em vaso

Os crisântemos são por excelência as flores desta estação, há de todas as cores e para todos os gostos. Não precisam de grandes cuidados de manutenção e todos os anos vão garantir flores no outono e início do inverno. Plante-os em grandes vasos no seu terraço, varanda ou alpendre, utilize um substrato para plantas com flor e vá cortando as flores velhas à medida que murcham para prolongar a floração. Gostam de estar em zonas com muitas horas de sol.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar