Manutenção Geral

6 soluções para problemas no inverno

No inverno, as plantas também podem sofrer problemas que lhes causam graves danos. Selecionámos os seis males que deve combater agora em cada parte do jardim para o manter em perfeito estado de saúde.

1. Árvores

Vigie a processionária. A partir de meados do inverno, esta lagarta forma bolsas nas copas das árvores, secando as guias onde se instala e detendo o crescimento do exemplar. Se estão em ramos acessíveis, corte e queime as bolsas. Se optar pela luta química, deve combater com inseticidas na fase inicial.

2. Maciços de flores

Atenção às daninhas. Embora com o frio as daninhas não cresçam com tanta energia, estragam a estética do jardim e competem com as restantes plantas, convertendo-se no refúgio ideal de pragas e doenças. Para evitar esta situação, elimine-as com as mãos, molhando o solo no dia anterior, ou utilizando a enxada se as raízes forem muito profundas. Também pode recorrer a herbicidas de contacto ou sistémicos.

 

3. Relvados

 Perigo de musgos. O aparecimento do musgo no relvado deve-se à ausência de Sol e ao excesso de humidade e os seus danos são bem mais estéticos. Pode prevenir a sua presença arejando o solo, pelo menos uma vez por ano, no outono. Se o relvado já se encontra invadido, aplique anti-musgo. Volte a semear a zona estragada.

4. Bolbos

Cuidado com o bolor. Os bolbos que florescem na primavera já devem estar plantados. São espécies muito sensíveis à humidade e ao ataque dos fungos de podridão, como a botritis. Para os combater, não regue em excesso e favoreça a ventilação, respeitando a distância de plantação. A drenagem deve ser eficaz.

5. Rosas

Ferrugem é letal. As suas rosas ainda podem sofrer um ataque de ferrugem. Trata-se de um fungo incurável que deixa a planta muito débil. A ação preventiva é o remédio mais eficaz de luta: favoreça a ventilação dos exemplares, não faça plantações muito densas; elimine as esporas invernantes com óleo mineral e faça fumigações preventivas com fungicida antes da nova brotada.

6. Arbustos

Atenção aos troncos. Alguns insetos esburacam os ramos e os troncos dos arbustos, causando graves danos. Espalhe no terreno granulado anti-insetos do solo para prevenir o seu aparecimento. Pode e queime as partes afectadas, aplicando injeções de inseticida nos furos.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar