Cultivar Bio

7 fertilizantes caseiros e naturais

Os fertilizantes naturais ou orgânicos são compostos obtidos de restos vegetais ou animais, tais como os lixos biodegradáveis que geramos nas nossas casas. Reaproveitando estes resíduos, podemos beneficiar as plantas e o jardim e ainda poupar dinheiro.

A obtenção de fertilizantes orgânicos para a utilização nas plantas do nosso jardim pode ser realizada com facilidade a partir de matéria biodegradável, tal como as cascas de fruta e legumes, casca de ovos, entre outras. A obtenção dos fertilizantes ocorre por decomposição natural destes produtos com o auxílio de decompositores como as minhocas, ou pela utilização direta de outros produtos tais como as borras de café e cinzas da madeira, apresentando ambos vantagens para o ecossistema existente no seu jardim.

Veja o vídeo: Como fazer compostagem

Explore esta lista de fertilizantes naturais que pode utilizar e reaproveitar da melhor forma nas suas plantas e tornar o seu jardim mais amigo do ambiente, poupando economicamente. Reduza a aplicação de químicos e aproveite os resíduos gerados em sua casa.

Cascas de ovos.

Fertilizantes naturais que pode encontrar em casa e no jardim

Borras de café

Após deixar secar, aplicar em volta do tronco de plantas amantes de solo ácido, tais como as Azáleas, Rosas, Begonias, Cyclamen, Gardenia, Impatiens, Hortensias, entre outras. Não aplicar constantemente para não acidificar demasiado o solo.

Cascas de ovo

Depois de secas ao ar, triture para formar um pó e espalhe pelo seu jardim para aumentar o pH do solo, adicionar cálcio e magnésio e melhorar a infiltração de água no solo.

Cinzas da madeira

Espalhe as cinzas no solo e revolva para inseri-las no solo. Não coloque se o seu solo é alcalino. Fornece potássio e carbonato de cálcio às plantas.

Fezes de animais

Utilize as provenientes de vacas, cavalos e galinhas. Fornece nitrogénio ao solo e plantas. Para conservar e utilizar, misture com o solo para não perder as propriedades e nutrientes.

Aparas de relva

Fornece nitrogénio ao solo. Não utilize se estiverem molhadas ou muito verdes, porque tornam o solo ácido pela adição de amónia.

Água do aquário dos peixes

Aproveite a água suja do seu aquário que contém nitrogénio, quando efetuar a limpeza do mesmo para regar as suas plantas.

Vinagre

Adicione 3,78 litros de água a 1 colher de sopa de vinagre e regue as suas plantas de 3 em 3 meses para melhorar a acidez do solo. O ácido acético do vinagre irá alegrar as suas plantas amantes de acidez.

Leia também: Fungicidas orgânicos para as plantas

Vantagens

São económicos

A obtenção de composto orgânico pode ser feita sem custos adicionais pelo facto de utilizar lixo biodegradável produzido em nossas casas.

Corrigem a nutrição  do solo

A adição de matéria orgânica ao solo fornece o alimento adequado e embora de uma forma mais lenta, irá fornecer os nutrientes de uma forma sustentável.

Melhoram a textura do solo

Em solos arenosos a adição de matéria orgânica aumenta a estrutura e a retenção de água para as plantas.

Enriquecem o solo

Fornece ao solo o alimento necessário e não deixa resíduos químicos armazenados.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar