Plantas Ornamentais

Abeto natural: a escolha perfeita para o Natal

O frio está a chegar e os preparativos para o Natal começam a ser uma realidade. Neste espírito, proponho os abetos nórdicos como ideia para o seu jardim ou terraço. Estas plantas, pela sua forma cónica e densidade de ramos, são os autênticos pinheiros de Natal.

Características

A Abies nordmanniana é uma conífera da família das Pináceas que pode atingir grandes dimensões. No seu ambiente original, florestas montanhosas do Cáucaso, ultrapassa facilmente os 30m de altura. Em Portugal o seu crescimento é muito mais lento e não chega a atingir estas alturas tão elevadas. As folhas são agulhas verdes escuras e brilhantes.

Utilização

É por alturas do Natal que existe maior procura dos abetos, porque a perfeição, simetria e a elegância da sua forma fazem com que estas plantas proporcionem decorações mágicas. O aroma a pinheiro natural também ajuda a criar uma atmosfera muito agradável. Nos centros de jardinagem pode encontrar abetos naturais com diferentes dimensões e variedades, com ou sem raiz. Outras coníferas muito comuns para utilizar como árvore de Natal são a Picea abies (variedade com agulhas mais pequenas, finas e de cor mais clara) ou a Picea pungens (espécie de cor acinzentada). Uma nota importante, e que é desconhecida por muitas pessoas, é que estas árvores são cultivadas em viveiros especificamente para este fim. É proibido o abate destas plantas nas florestas. Um pinheiro de Natal natural é, do ponto de vista ambiental, a melhor solução, porque é biodegradável e porque a sua produção ajuda a consumir dióxido de Carbono.

Manutenção

Se desejar um Abeto com raiz para o Natal com o objetivo de plantar no jardim depois da época natalícia, deve ter em atenção vários cuidados específicos. O primeiro fator a ter em conta é o facto de ser uma planta de exterior que deve estar o menor tempo possível dentro de casa. O local a escolher deverá ser fresco e afastado de fontes de calor, como lareiras ou aquecimentos, para não desidratar. Além disso, deve regar regularmente (não esquecer colocar um prato por baixo do vaso). Quando plantar a árvore no jardim, deve preferir um local soalheiro mas não muito quente e em todo o tipo de solos menos nos calcários. As regas devem ser regulares, de modo a manter a terra húmida mas sem encharcamento. É uma planta que se consegue manter em vaso durante algum tempo desde que nunca se esqueça da rega nem as fertilizações frequentes.

Tome nota

Nome científico: Abies normannianna

Nome vulgar: Abeto nórdico ou Pinheiro de Natal

Origem: Cáucaso

Plantação: Sol ou meia sombra

Crescimento: Lento

Utilização: Jardins, terraços ou varandas

Fotos: Tiago Veloso

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar