Jardins

Alegre o seu jardim na primavera com malmequeres!

Osteospermum roxo e branco

A família das asteráceas é muito rica em espécies ornamentais de flores compostas, onde se incluem as plantas vulgarmente chamadas de malmequeres ou margaridas. Nesta primavera destaco as três espécies mais comuns e adaptadas ao nosso clima, do norte ao sul do país, perfeitas para alegrar o seu jardim ou varanda.

Plantação

Os malmequeres são arbustos que gostam de estar ao sol e que se adaptam sem dificuldade a qualquer tipo de solo, mesmo os mais pobres, aguentando também a salinidade e as águas calcárias.

Utilização

Todas as espécies de malmequeres são muito versáteis e podem ser utilizadas em manchas, isolados ou a fazer bordaduras. São também plantas perfeitas para vasos e floreiras a decorar uma varanda ou pequeno espaço exterior. Se porventura tem um jardim rochoso “rock garden” com forte exposição solar ou marítima, os malmequeres são uma das escolhas acertadas.

Manutenção

Os malmequeres são plantas que requerem poucos cuidados e muito resistentes a pragas e doenças. Podem eventualmente ser atacados por pulgão. A poda é uma intervenção importante para manter os malmequeres mais fortes.

Floração exuberante do Euryops na primavera

Três diferentes espécies de malmequeres para alegrar o seu jardim na primavera

1- Euryops chrysanthemoides 

As suas flores amarelas começam a “iluminar” o jardim ainda no inverno. É a variedade que mais gosto de utilizar nos nossos projetos porque floresce durante largos meses e porque é um arbusto que se mantém com vigor muitos anos, ao contrário dos outros malmequeres. Para o manter compacto e estimular o crescimento de novos rebentos, e promover uma nova floração abundante de outono, deve-se podar no final do seu período de pico de floração na primavera.

Osteospermum a formar uma bodadura de um rock garden

2- Osteospermum sp

Também chamado de dimorphoteca (apesar deste nome ser utilizado só para as formas anuais). É uma espécie mais rasteira do que os outros malmequeres e existe numa gama muito variada de cores, destacando-se os roxos, rosas e brancos.

Argyranthemum frutescens

3- Argyranthemum frutescens

É talvez o mais parecido com o malmequer tradicional pelo facto de ter o “olho” amarelo (recetáculo onde assentam as flores/pétalas). as flores podem ser brancas, amarelas, rosas ou avermelhadas.

Tome nota

Nome: Malmequeres ou Margaridas

Particularidade: Arbustos de floração muito exuberante na primavera e que dão flor durante grandes períodos do ano.

Propagação: Estaca

Local de plantação: Pleno sol

Tipo de solos: Plantas muito resistentes que se adaptam a todos  os tipos de solos.

Rega: Regular mantendo o substrato húmido mas sem encharcar.

Utilização: Dada a sua versatilidade, podem ser utilizadas em manchas, isolados ou a fazer bordaduras. São também plantas perfeitas para vasos e floreiras.

Fotos: Tiago Veloso

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar