Hortícolas e Frutícolas

Aprenda a cultivar morangos

cultivar morangos

Os morangos são dos frutos mais populares da primavera e do verão.  Além de deliciosos, são fáceis de cultivar e, por isso, o morangueiro é uma planta recomendada para ter numa varanda ou num terraço.

Ficha de cultivo: morangueiro

Nome vulgar: Morangueiro.

Nome científico: Fragaria sp.

Ciclo de vida: Herbácea perene.

Altura: 0,15-0,20 m.cultivar morangos

Época de plantação/sementeira: Semear em janeiro/fevereiro, plantar a partir de março. Para termos morangos todo o ano, devemos escolher uma variedade que dê fruto ao longo de todo o verão e não apenas 15 dias na primavera.

Época de colheita: Primavera/verão. Colha os frutos que já estão maduros pela manhã, para os mesmos estarem em melhores condições. O morangueiro precisa de ser polinizado. Quando tirar os frutos, tenha o cuidado de separar as flores para facilitar a vida dos insetos.

Local de cultivo aconselhado: Locais com sol (mais de cinco horas por dia na primavera/verão).

Substrato: Utilize um que seja próprio para hortícolas ou pequenos frutos. Na primavera, pode adicionar húmus de minhoca para ajudar na frutificação.

Rega: Gosta de ter o solo sempre fresco e húmido convém colocar um mulch (casca de pinheiro) para que os frutos não estejam em contacto com a terra pois não gostam.

Tipo de floreira/vaso: Qualquer um desde que tenha 20 cm (comprimento ou diâmetro) e pelo menos 20 cm de profundidade. Não gostam de ter os frutos em contacto com a terra. Muitas vezes, opta-se pela cobertura do solo com palha ou casca de pinheiro. Pode optar por floreiras suspensas, floreiras/vasos próprios para morangueiros ou floreiras verticais em que os frutos ficam pendurados para fora.

Foto: Thinkstock

Leia também: Morango: pragas, manutenção e propagação

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar