Hortícolas e Frutícolas

Aprenda a cultivar e propagar groselha

propagar groselha

A groselha é o fruto do mês! O seu sabor doce e forte tornam-na numa adição popular a bebidas e a sua beleza faz dela um ótimo enfeite para tartes ou bolos. Aprenda aqui a cultivá-la e a propagá-la.

Cultivo e colheita

As groselheiras gostam de solos bem drenados, em locais soalheiros e sem geadas, embora sejam bastante resistentes ao frio. Durante os meses frios as plantas largam as folhas e entram em dormência. As groselheiras apreciam uma fertilização rica em potássio, o que ajudará a ter uma boa produção. Podem ser conduzidas em vaso, ou em cordão como a vinha, as framboesas e outras espécies, sendo que deste modo a produção é em geral mais reduzida, mas as plantas ocupam menos espaço. Uma boa produção para um arbusto conduzido em vaso de groselha-preta varia entre 5 a 6 kg por arbusto, para as groselheiras-vermelhas e brancas entre 4 a 5kg e para a uva-espim entre 2,5 a 3,2 kg.

As groselhas pretas, vermelhas e brancas amadurecem no verão, enquanto que a uva-espim amadurece no fim da primavera. Convém colher as groselhas pretas, vermelhas e brancas tal como são produzidas, ou seja em cacho. As uvas-espim crescem individualmente e quanto a estas convém mondá-las para obter frutos mais adequados para o consumo ao natural. Estes frutos mondados podem ser cozinhados em compotas, doces e sobremesas.

Manutenção

As groselheiras necessitam que se faça a capinagem, para evitar a competição de ervas daninhas, e de poda. No caso da groselheira-preta é mesmo essencial porque a planta produz nos ramos jovens. A groselheira-vermelha e a branca, produzem nos ramos de um ano, mas também na madeira mais velha. A poda não só estimula a produção mas ajuda a prevenir doenças como o míldio ou a eliminar ramos doentes ou infestados

Pragas e doenças

As groselheiras são sensíveis a algumas doenças como o míldio, a podridão ou a mancha da folha. Por outro lado, em termos de pragas são muito vulneráveis aos pulgões e a lagartas, ao aranhiço vermelho e ao ácaro dos galhos da groselheira-preta (só afeta a groselheira-preta).

Propagação

A maneira mais fácil de propagar as groselheiras é por estacas. Desta forma obteremos frutos maiores, uma vez que as groselheiras que se encontram à venda provêm de variedades selecionadas pelo seu tamanho e sabor menos ácido. A melhor altura para fazê-lo é no outono e na primavera, quando a planta está dormente.

Ficha de cultivo

Origem Regiões temperadas; Europa, Ásia do Norte e central

Altura Até 1.80 m

Propagação Normalmente por estaca

Plantio Outono e inverno, durante a dormência das plantas

Solo Solos com boa drenagem e com um pH neutro ou ligeiramente ácido

Clima Bastante rústicas no nosso país, exceto em zonas muito frias e com geadas fortes e frequentes

Exposição Zonas de sol onde não haja geadas

Colheita Verão

Foto: Thinkstock, Pixabay

Poderá Também Gostar