Plantas e Flores

Aromas inebriantes para perfumar o jardim

aroma inebriante

Trombeteira.

Para mim, um jardim perfeito é aquele que desperta todos os sentidos. Para tal, procuro sempre pontuar os jardins, varandas ou terraços com plantas perfumadas que aumentam o prazer sensorial do espaço. Neste artigo, gostaria de apresentar duas plantas que se destacam nos jardins, não tanto pela sua beleza, mas pelo perfume intenso das suas flores, que é impossível passar despercebido.

Trombeteira

A Brugmansia, vulgarmente chamada datura ou trombeta-de-anjo, é um arbusto com flores brancas-amareladas, grandes, pendulares, em forma  de trompete e muito perfumadas.  O seu rápido crescimento faz com que esta planta possa atingir mais  de 3 m de altura. A folhas são grandes, ovais, verdes e pubescentes na face inferior. O local ideal para plantação é ao sol, para garantir uma floração exuberante durante longos períodos de tempo entre a primavera e o verão. A poda regular é fundamental para garantir uma forma compacta e graciosa. As podas também podem ser mais drásticas, desde que realizadas no período de repouso vegetativo, entre o outono e o inverno. Este arbusto deve ser plantado longe do alcance das crianças, dado que é uma planta que poderá ser tóxica e narcótica por conter alcaloides na sua composição (também usados para fins medicinais).

Tome nota

Nome científico: Brugmansia suaveolens

Nome vulgar: Trombeta-de-anjo

Origem: América Central

Altura máxima: 3 a 4 m

Plantação: Ao sol e em locais sem geada

Crescimento: Rápido

Utilização: No jardim, mas fora do alcance das crianças

aroma inebriante

Dama-da-noite.

Dama-da-noite

O Cestrum noturnum, vulgarmente chamado dama-da-noite, é um arbusto vigoroso, de folha persistente  e com características muito originais. As flores amarelas-esverdeadas surgem abundantemente no fim da primavera, permanecem fechadas durante o dia  e abrem à noite, libertando um perfume doce e intenso capaz de tornar inesquecíveis as noites quentes de verão. A dama-da-noite pode ser plantada nos canteiros de um jardim ou em vaso, numa varanda ou terraço, desde que seja em local soalheiro. A floração é tanto mais abundante quanto maior a exposição solar. Nas regiões mais quentes, há quem prefira plantar em meia- -sombra para a floração não ser tão exuberante e atenuar assim a intensidade do perfume.

Tome nota

Nome científico: Cestrum nocturnum

Nome vulgar: Dama-da-noite ou jasmim-da-noite

Origem: América Central

Altura máxima: 2-3 m

Plantação: Pleno sol ou meia sombra

Crescimento: Rápido

Utilização: Jardins, terraços ou varandas

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar