Inspirações

Árvores e arbustos para ter em casa

É impossível cultivar um carvalho num vaso mas é possível desfrutar de muitas árvores e arbustos pequenos como as coníferas anãs (Picea abies “Little Gem” ou Thuja iccidentalis “Danica”), alguns áceres (Acer palmatum ou japonicum), fruteiras (Malus “Golden Hornet” ou Citrus aurantium), entre outras.

Escolha recipientes fundos e suficientemente grandes para albergar o raizame. Ao plantar, coloque o vaso no local definitivo antes de encher com substrato porque vai ficar muito pesado. Assegure-se que o contentor dispõe de furos de drenagem na base e se é possível colocá-lo sobre pés. Reencha com substrato, junte adubo de libertação lenta e regue bastante nos primeiros dias após a plantação. Os cuidados posteriores são a renovação do substrato na primavera, cortes periódicos e rega no verão.

1- Palmeiras bem resguardadas

Típicas dos climas mediterrânico ou tropical, as plameiras (Phoenix canariensis, por exemplo) conferem um ar distinto ao terraço com as suas grandes palmas. Coloque as palmeiras ao Sol, num canto protegido, regue bem e borrife a folhagem de vez em quando.

2- Adelfa: atenção à cochonilha

Arbusto de folha perene, a Nerium oleander necessita de local com Sol e quente. Por isso, os climas continental e mediterrânico são os mais apropriados. No verão regue regularmente e aplique adubo. Aplique anticochonilhas na primavera.

3- Camélia: ideal para o Atlântico

Própria do clima atlântico, a camélia (Camellia japonica) cobre-se de grandes flores. Para prosperar, é essencial manter a planta húmida, usando água sem calcário. Adube uma vez por semana com produto para plantas acidófilas e coloque a espécie em Sol/sombra.

4- Citrinos em locais quentes

Os citrinos são próprios do mediterrânio e necessitam muito Sol e temperaturas suaves. Mantenha o substrato ligeiramente húmido mas sem encharcar.

5- Oliveira: ao Sol

Merece a pena cultivar este arbusto (Olea euriopaea) pelo seu porte. Tipicamente mediterrânico, cresce em clima continental, protegido do frio. Coloque ao Sol.

6- Buxo: formas divertidas

Arbusto fácil de cultivar em vasos, o Buxus sempervirens admite qualquer poda. Cresce em qualquer clima desde que mantido húmido e me Sol/sombra.

7- Lantana também ao Sol

Àrvorezinha exótica, a Lantana camara oferece umbelas de cores vivas. Necessita estar húmida e a Sol pleno. Adube durante a floração e proteja se vive em zona fria.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

 

Poderá Também Gostar