Plantas Ornamentais

O encanto das árvores de Natal naturais

Há cada vez mais apaixonados pelas árvores de Natal naturais. Quem já se rendeu destaca o perfume, a tradição e o facto de ser a opção mais ecológica. A perfeição, simetria e elegância da sua forma fazem com que estas plantas proporcionem decorações mágicas. E o aroma a pinheiro ajuda a criar uma atmosfera muito agradável.

As espécies comercializadas para serem árvores de Natal são produzidas em viveiros especializados. Por cada árvore abatida, outra é plantada no seu lugar. É uma produção agrícola como outra qualquer. Nos dias de hoje a ideia de que os pinheiros são abatidos nas florestas já não faz sentido, porque a lei não permite abates nas matas, a não ser que sejam desbastes controlados provenientes do ordenamento da floresta.

As árvores de Natal naturais são amigas do ambiente

Do ponto de vista ambiental, a opção pela árvore natural é a escolha certa, dado que a sua produção consome grandes quantidades de dióxido de carbono e produz oxigénio para a atmosfera. Uma única árvore poderá consumir uma tonelada de dióxido de carbono ao longo da sua vida. Depois de serem utilizadas, as plantas são biodegradáveis. A maioria das câmaras municipais recolhem-nas gratuitamente para reciclagem. O fabrico de uma árvore artificial à base de metal e plástico produz dióxido de carbono e é muito poluente. Como não é reciclável, o seu destino é ficar em aterros sanitários durante séculos.

Quais as espécies mais apropriadas?

A árvore perfeita será aquela cuja forma seja em cone e com grande densidade de ramagem. Destaco as três espécies mais populares e que são comercializadas em Portugal:

Abies nordmanniana: É a conífera mais popular para este fim. As folhas são agulhas verdesescuras e brilhantes.

Picea abies: Variedade com agulhas mais pequenas, mais finas e de cor mais clara.

Picea pungens: Espécie de cor cinzenta azulada.

Vantagens do uso de pinheiros naturais

• A sua produção consome CO2 e produz oxigénio

• É biodegradável e amiga do ambiente

• Aroma agradável do pinheiro

• Depois do Natal, pode plantar a árvore no jardim

Plante a sua árvore de Natal no jardim

Todas estas espécies podem ser plantadas nos nossos jardins se forem compradas com raiz. Se desejar um abeto para o Natal com o objetivo de plantar no jardim depois da época natalícia, deverá ter em atenção vários cuidados específicos.

• Deve estar o menor tempo possível dentro de casa porque é uma planta de exterior.

• Escolha um local afastado de fontes de calor, para não desidratar.

• Regue regularmente. Quando plantar a árvore no jardim, deve preferir um local soalheiro, mas não muito quente. É uma planta que se consegue manter em vaso durante alguns anos desde que regue e fertilize com regularidade.

Feliz Natal!

Fotos: Thinkstock, F.D. Richards

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar