Aromáticas e Medicinais

As propriedades da Lúcia-lima

Lúcia-lima.

 

A lúcia-lima pode ser a nossa melhor amiga nos tempos mais difíceis. Oriunda da América do Sul e de países como o Peru, Argentina e Chile e cultivada anos mais tarde em outros países, vários são os benefícios que esta aromática traz à nossa saúde, que vale a pena conhecer e até ter no seu quintal.

Alivia dores gastro-intestinais

Segundo este estudo, a lúcia-lima é tradicionalmente usada no tratamento de indigestões, de flatulência e cólicas. Esta aromática revela-se ainda eficaz no combate a infeções bacterianas gastro-intestinais (como nos informa um estudo). Esta planta é ainda anti-cancerígena com efeitos comprovados no tratamento do cancro do colo do útero.

Relaxa o sistema nervoso

Quem é que nunca bebeu um chá de lúcia-lima quando está mais nervoso? Este chá acalma qualquer um. Este estudo diz-nos que as suas folhas possuem propriedades protetoras e antioxidantes que auxiliam no combate de toxinas no nosso sistema neurológico.

Combate neuralgias, enxaquecas e constipações 

Tradicionalmente, a lúcia-lima tem várias aplicações domésticas, sendo utilizada no tratamento de dores de cabeça e de constipações. A planta é útil para tratar problemas do sistema respiratório tal como a asma.

Fotos: Gisela Francisco 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar