Plantas Ornamentais

As tradicionais sardinheiras

Conhecidas vulgarmente por sardinheiras ou gerânios, os Pelargonium são plantas fáceis de tratar e florescem repetidamente durante longos meses. Por estas razões e por ser difícil resistir à beleza da sua floração, são as plantas mais comuns nas varandas e terraços portugueses.

Originárias da África do Sul, das mais de duas centenas de espécies existentes, podemos destacar as quatro variedades que são presença habitual nos nossos jardins:

Pelargonium zonale

A mais vulgar e tradicional. O seu porte é ereto e lenhoso e as folhas são peludas e arredondadas.

Pelargonium peltatum

Ideal para floreiras de pendurar em janelas ou varandas, dado o seu porte pendente. A variedade de flor singela é das mais exuberantes e com efeito espetacular, parecendo uma cascata de flores.

Pelargonium graveolens

Com uma bonita flor cor de rosa na primavera e verão, destaca-se pelo seu aroma a citronela, repelente de mosquitos.

Pelargonium grandiflorum

Planta de porte ereto com folhas perfumadas e bordas serrilhadas. As flores são grandes e muito decorativas. A floração mais exuberante ocorre na primavera.

Plantação

As sardinheiras gostam de boa exposição solar para florirem com abundância. Em meia-sombra, as plantas tendem a estiolar dando menos flor. As variedades de Pelargonium zonale são as que resultam melhor com menos sol. O substrato deve ser fértil e com boa drenagem (a argila expandida no fundo do vaso é muito importante). A propagação dos Pelargonium é fácil através de estacas desde a primavera até ao outono.

Manutenção

Para manter as sardinheiras floridas e saudáveis, deve fertilizar regularmente (várias vezes por ano, dependendo da qualidade do adubo). As regas devem ser mais frequentes no verão, mas atenção para não encharcar, porque o excesso de humidade leva ao apodrecimento das raízes. As pragas e doenças mais comuns são a ferrugem e a borboleta das sardinheiras. Deverá atacar com fungicida ou inseticida ao primeiro sinal. Durante a época de floração, deverá podar ligeiramente as hastes mais compridas e as flores secas para promover maior ramificação e, consequentemente, novas flores.

Tome nota

Nome vulgar Sardinheira

Particularidade Planta muito resistente e com flor durante todo o ano

Local de plantação Sol

Tipo de solos Férteis e bem drenados

Utilização Vasos, floreiras e cestos de pendurar

Fotos: Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar