Passo a Passo

Atividade: fazer um mini jardim com crianças

mini jardim com crianças

Não há nada para as crianças como brincar ao ar livre, explorar, descobrir e experimentar em primeira mão o mundo que as rodeia. Nestas idades é bom proporcionar à criança um espaço seu, da sua “responsabilidade”, onde pode cavar, plantar, regar ou brincar, utilizando diversos materiais disponíveis. Hoje mostramos-lhe como fazer um mini jardim com crianças.

O objetivo é criar no jardim, varanda ou terraço de sua casa um espaço para ser explorado pela criança com a ajuda dos adultos.

Material necessário

Tudo pode ser comprado ou, em alternativa, pode reutilizar objetos do quotidiano: colher de pau, concha, garrafas e garrafões de água vazios (para vasos e regador), copos de iogurte, caixas de madeira.

  • Limite do jardim: madeira (tem graça deixar uma entrada!).
  • Terra vegetal, caso trabalhemos em floreiras e para plantar em vasos.
  • Camada de leca ou pequenas pedras (drenagem no fundo das floreiras).
  • Plantas à vossa escolha.
  • Ferramentas de criança.
  • Regador de criança.
  • Diversos materiais lúdicos à vossa escolha.

Como fazer

mini jardim com crianças

1. Escolher um espaço com exposição solarenga ou meia sombra, de dimensão entre 1 a 2 metros quadrados.

 

mini jardim com crianças

Opção para jardins.

 

mini jardim com crianças

Opção para varandas ou terraços.

 

2. Delimitar esse espaço. Ex: toros ou tábuas de madeira deitados sobre o terreno e fixos com pequenas estacas verticais. Existem kits já preparados que se montam e colocam sobre o terreno. Em terraços ou varandas teremos que optar por floreiras de alguma dimensão.

mini jardim com crianças

Versão para jardins.

 

mini jardim com crianças

Versão para varandas ou terraços.

 

3. No jardim trabalharemos diretamente sobre o solo; em terraços ou varandas teremos floreiras com uma camada de material drenante, preenchendo a floreira com terra vegetal até 2 cm do bordo.

mini jardim com crianças

 

4. A partir daqui pode explorar com a criança tudo o que a nossa imaginação e vontade quiser, de forma adequada à sua idade, desenvolvimento e curiosidade.

Podem-se explorarmini jardim com crianças

Cores e cheiros

Plantar em vaso algumas espécies perenes aromáticas (alfazema, alecrim, tomilhos vários, hortelã, etc.) e/ou herbáceas com flores coloridas (gazânias, lantanas roxas ou amarelas, verbenas, etc.).

Texturas

Num passeio ao campo podem-se recolher materiais (do chão, não retirar partes de plantas vivas): folhas e/ou caruma, pequenos troncos, paus, bocados de cortiça, pedras com dimensão segura para que a criança não as ponha na boca. Com estes materiais podem ser feitas construções, decoração dos vasos e do próprio espaço, fazer etiquetas com o nome das plantas ou com desenhos, dependendo da idade da criança (fotos 8, 9 e 10).

Casinhas para bichos

As crianças adoram ver, tocar, observar pequenos animais que vivem nos jardins. Os animais do jardim/solo, gostam de ambientes escuros e húmidos: minhocas, pequenos escaravelhos, marias-café e outros. Um pequeno tronco serve para fazer a sua casinha, pode pintar uns cacos de cerâmica e colocá-los com a parte côncava para baixo de forma a criar condições que atraiam estes bichos.

Outros materiais

Formas, caixinhas e/ ou vasos que se podem pintar, cata-ventos, moinhos de vento, etc.

Fotos: Marta Vassalo Monteiro

Poderá Também Gostar