Hortícolas e Frutícolas

Benefícios do agrião para a saúde

agrião

O agrião é a hortícola do mês de fevereiro! Já lhe apresentamos as condições de cultivo e algumas receitas para fazer com este vegetal. Agora descubra quais os benefícios do agrião para a sua saúde.

Com o seu sabor mais picante, esta hortícola é apreciada por muitos e utilizada em saladas, sopas e até sumos. Sendo rico em vitaminas A e C,  protege a saúde dos olhos e fortalece o sistema imunológico.

Esta planta previne o aparecimento de doenças cardíacas, como enfartes e a arteriosclerose, graças à riqueza de vitaminas C e K na sua constituição. Além disso, reduz a pressão arterial e devido ao seu ácido fólico ajuda a prevenir a anemia.

O agrião é também vantajoso no combate de doenças respiratórias. As suas propriedades expectorantes de descongestionantes fazem com que seja utilizado no tratamento da tosse, asma e bronquite.

Este vegetal com apenas 23 calorias por cada 100 g facilita o processo de emagrecimento e a melhoria da digestão. No entanto há que ter em atenção que o seu consumo em excesso pode aumentar o risco de aborto, irritações no estômago e de problemas urinários e renais.

Possui ainda caractetísticas anti-cancerígenas, devido à presença de antioxidantes e de glucosinolato.

A nível dos ossos, o agrião também pode ser um grande aliado devido à vitamina K, que proporciona a absorção de cálcio.

Fotos: Thinkstock 

Fonte: A Tua Saúde

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar