Aromáticas e Medicinais

Benefícios do tomilho para a saúde

tomilho

Habitualmente utilizado como condimento na culinária, o tomilho é uma erva aromática que dá um sabor especial às suas refeições. No entanto, esta pequena erva também tem propriedades medicinais que podem ser muito benéficas para a sua saúde e que vale a pena conhecer – e aproveitar.

É um antibiótico natural

Esta planta é considerada um remédio alternativo e um antibiótico natural. Em casos de infeções respiratórias, o timol – constituinte do tomilho – favorece a eliminação dos patogénicos. A nível digestivo, esta erva aromática quando usada em chás e infusões controla a acidez, alivia cólicas e dores de estômago, ajudando na recuperação do apetite.

Anti-sético e anti-bacteriano

Com caraterísticas anti-séticas, o tomilho é ainda utilizado em banhos medicinais para o tratamento de doenças ou infeções da pele, bactérias e fungos (micose) como de doenças reumáticas. Esta planta é também um poderoso agente com efeitos comprovados no combate ao acne.

O oléo essencial extraído das folhas quando usado em inaladores e vaporizadores, ajuda no tratamento de gripe e constipações. Atenção que este óleo deve ser diluído com outros de massagens e não deve ser aplicado diretamente na pele.

O tomilho tem ainda efeitos para o sistema nervoso. Para além de o poder ajudar em problemas de sono e a relaxar os músculos, é um aliado no combate à fadiga e à fraqueza.

O xarope caseiro feito desta erva é eficaz na cura de doenças respiratórias e problemas inflamatórios.

Desinfectante

Ideal para o tratamento bucal, o chá de tomilho promove a saúde oral garantindo a boa respiração e uma boca saudável. Serve ainda como desinfectante em feridas abertas.

Foto: Thinkstock

Fonte: WebMD, Dicas sobre saúde e Melhor com saúde

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar