Plantas Ornamentais

Brincos-de-princesa, flores majestosas

brincos-de-princesa

As fúchsias, vulgarmente conhecidas por brincos-de-princesa, são plantas especiais com uma grande diversidade de formas e cores, destacando-se pela beleza e originalidade das suas flores. As espécies do género Fuchsia mais utilizadas como plantas ornamentais são cultivares híbridos originários da América do Sul, podem ter diferentes portes, rasteiros, pendentes ou mais eretos.

As flores, geralmente com dois tons de rosa diferentes, podem ser simples, semidobradas ou dobradas. As espécies comercializadas em Portugal raramente ultrapassam 1,5 m de altura e são sobretudo pequenos arbustos de folha semicaduca, perdendo parte da folhagem com o frio do inverno.

Plantação

São plantas delicadas que requerem meia-sombra. O ideal será um local fresco, arejado e protegido do sol da tarde, sobretudo nos meses de verão. Os solos devem ser férteis e bem drenados. A propagação é fácil através de estacaria. Escolha uma ponta de um rebento novo com cerca de 10 cm e sem flores, remova as folhas do último nó de baixo e plante num pequeno vaso com um bom substrato.

brincos-de-princesa

Utilização

São perfeitos para terraços e varandas, quer seja num cesto ou vaso de pendurar, quer seja numa floreira ou canteiro. No jardim terá capacidade para crescer um pouco mais.

Manutenção

A quantidade de água administrada é muito importante para conseguir manter os seus brincos-de-princesa densos e floridos durante toda a temporada. As regas devem ser regulares, mantendo sempre o substrato fresco e húmido. Nunca deve deixar encharcar para não apodrecer as raízes. Uma fertilização quinzenal durante os períodos de floração é essencial para a vitalidade e saúde da planta e para a continuada profusão das suas flores.

A poda de manutenção no fim do inverno proporcionará o crescimento de novos rebentos com muita flor — corte todos os troncos até cerca de 30 cm de altura imediatamente a seguir a um par de gomos. Atenção ao pulgão e à mosca branca, porque são pragas que surgem no verão, principalmente em locais menos arejados.

Curiosidade

Existem de tal modo verdadeiros apaixonados por estas plantas que as associações dos amantes de fúchsias proliferam um pouco por todo o mundo.

Tome nota

Nome vulgar Brincos-de-princesa

Nome científico Fuchsia hybrida

Particularidade As suas belas flores originais e coloridas

Local de Plantação Meia-sombra, protegida do sol da tarde

Tipo de solos Solos férteis e bem drenados

Utilização Planta indicada para cestos suspensos, vasos ou para o jardim

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar