Pragas e Doenças

Broca-dos-ramos

Saiba quais são as principais características desta praga e como combatê-la.

Praga

Broca, Broca dos ramos ou Zeuzera (Zeuzera pyrina)

Características

O adulto é uma borboleta de 45-70 mm de abertura alar, de cor branca com manchas pretas. As larvas são amarelas com pontos pretos e atingem os 50-60 mm de comprimento.

Ciclo Biológico

A Zeuzera completa o seu ciclo em 1-2 anos. No estado adulto as borboletas, voam desde fins de maio até agosto/setembro, sempre ao fim da tarde e à noite. Colocam os ovos (cor rosa), nas axilas das folhas, galerias já feitas, lesões nos ramos jovens e gretas das arvores, nascendo as larvas passado 12-14 dias. As larvas escavam e desenvolvem-se no interior das galerias do tronco ou ramos, durante o 1º e eventualmente no 2º Invernos.

Plantas mais sensíveis

Macieiras, pereiras, marmeleiros, damasqueiros, pessegueiros, ameixeiras, nogueiras, nespereiras, videiras, oliveiras e muitas outras árvores fruteiras e florestais.

Danos/Sintomas

Escavam galerias, primeiro nos ramos mais jovens, passando sucessivamente para ramos mais grossos e velhos, chegando mesmo ao tronco. Estes órgãos lenhosos atacados, acabam por secar e morrer e os frutos acabam por cair mais cedo. Podem bastar duas ou três larvas para levar à morte da árvore.

Combate biológico

Prevenção/aspectos Agronómicos

Quando detectar serradura e excrementos rosados a sair dos ramos, tente introduzir o arame nas galerias para matar a larva; captura em massa, utilização de armadilhas sexuais na densidade de 10/ha, instaladas de maio a setembro; Utilização da técnica de confusão sexual, colocando 300 difusores/ha.

Luta biológica

Utilização de microorganismos-nemátodos entomoparasitas do género Neoaplectana e Beauveria bassiana e Hirsutella thompsonii. Existem ainda parasitoides como: Pristomerus vulnerator, Horogens punctrius, Schreineria zeuzerae, entre outros.

Foto: Pedro Rau

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar