Plantas

Chorina, uma planta muito resistente ao sol e calor

Lampranthus rosa

Vulgarmente conhecidos em Portugal por chorina, os Lampranthus, ou Mesembryanthemum, são plantas suculentas, rasteiras e de folhas carnudas que exigem muito poucos cuidados de manutenção. Originárias da África do Sul, destacam-se na primavera pela sua floração tão espetacular que é capaz de formar um tapete de flores. O nome Lampranthus é derivado das palavras gregas, lampros (brilhante) e anthos (flor), referindo-se às suas flores vistosas.

As flores são muito atrativas para insetos polinizadores, principalmente abelhas e existem muitas cores diferentes, branco, laranja, amarelo, vermelho e vários tons de rosa. A parede de flores cor-de-rosa da fotografia é a variedade cujas folhas são mais pequenas, tipo bago de arroz. A chorina lilás destaca-se por florescer ao longo de quase todo o ano.

Plantação

Uma das poucas exigências destas plantas é a necessidade de boa exposição solar. Quanto mais sol apanharem, mais exuberante e
duradoura será a floração. Relativamente ao tipo de solos, estes podem ser pobres, arenosos e pedregosos, desde que possuam boa drenagem e não encharquem. A sua propagação pode ser realizada através de estacas.

Utilização

As chorinas são plantas indicadas para bordaduras, rock gardens, floreiras de janela ou vasos de pendurar. Podem ser plantados junto ao litoral porque toleram a salinidade e o vento.

Manutenção

As suculentas em geral, e as chorinas em particular, necessitam de muito poucos cuidados de manutenção. Estas plantas retêm água nas suas folhas carnudas, exigindo pouca rega. Depois da floração pode-se fazer uma poda ligeira de modo a remover as flores secas e pouco estéticas. Raramente são atacadas por pragas ou doença.

Curiosidade

As chorinas são conhecidas como “plantas do meio-dia” ou como “trabalhadores municipais” pelo facto das suas flores abrirem com  o sol de manhã e fecharem outra vez ao fim da tarde, atingindo o seu esplendor ao meio-dia.

Tome nota:
  • Nome vulgar: Chorina
  • Particularidade: Planta rasteira com poucas necessidades de água e com muita flor desde a primavera até ao verão.
  • Local de Plantação: Sol.
  • Tipo de solos: Todo o tipo, preferencialmente arenosos.
  • Utilização: Bordaduras, floreiras e rock gardens.

Foto: Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar