Hortícolas e Frutícolas

Como cultivar abóbora

Abóbora

Na horta pode cultivar uma variedade grande de abóboras, todas elas deliciosas e decorativas. Para o terraço, devemos escolher  abóboras pequenas, pois há umas enormes que não se dão bem em floreiras. Tenha esse facto em atenção e quando comprar informe-se do tamanho futuro da abóbora que está a adquirir. A floreira deve ser grande, pois a planta precisa de algum espaço para crescer. Basta um pé para o terraço todo, pois dá uma grande quantidade.

Ficha de cultivo

Nome científico: Cucurbita pepo

Exposição solar: Pleno sol

Solo: Precisa de pelo menos 30cm de solo, para além dos 10cm de camada drenante. Gosta de terra fresca e rica em matéria orgânica ou húmus.

Ciclo de vida: Anual

Sementeira/plantação: Semear de março a maio, plantar no exterior apenas quando já não estiver frio, pois não gostam de temperaturas baixas (junho-agosto). Quanto mais calor, mais cedo pode semear.

Densidade de plantação: 1/2 plantas/m2

Floreira: 30-40 cm de comprimento ou diâmetro. Coloque apenas uma planta.

Colheita: Setembro-novembro (mais ou menos 2 meses após plantação ou 6 após sementeira).

Manutenção: Não necessita de grandes cuidados de manutenção.

Necessidade de água: Mantenha o solo sempre húmido, regue na base e evite molhar as folhas por causa do oídio; a rega frequente durante o verão é necessária para assegurar a produção de frutos no outono. Pode recorrer a uma cobertura de solo (casca de pinheiro ou outra) para manter a humidade do solo.

Foto: Pixabay

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar