Plantas Ornamentais

Conheça a planta-ninho: a Neoregelia

Neoregelia fireball

As Neoregelias são bromélias de folhas dispostas em roseta aberta, que apreciam bastante luz, facto que condiciona a exuberância da sua floração: quanto mais forem as horas de exposição à luz, mais intensas serão as cores das suas folhas interiores. Existe contudo um limite máximo de exposição à luz solar que se situa abaixo da exposição direta. Devem ser regadas a partir do interior e conter sempre água limpa. Se forem mantidas no exterior, a água deve ser escorrida nos meses mais frios.

Neoregelia carolinae

Floração

Quando se aproxima a altura de florir, as folhas interiores da planta abrem-se e “tingem-se” de vermelho. Tudo é feito para atrair os parceiros polinizadores: o abrir da urna central expõe as minúsculas flores coloridas e a apelativa composição vermelha sinaliza o local para quem passa por perto…

Neoregelia flandria

Simbiose perfeita

É considerada a planta-ninho ou ama-da-selva, pois inúmeras espécies de insetos e batráquios utilizam os seus minitanques para fazer a postura do seus ovos, realizando assim uma interessante relação simbiótica com vantagem mútua.

Neoregelia crispata

Condições de cultivo

É uma espécie epífita, uma vez que nas suas regiões de origem vive nos extratos intermédios das florestas. É sempre aconselhável cortar os rebentos que esta planta produz quando tiverem cerca de metade do tamanho da planta-mãe e plantá-los num substrato leve para que possam florir mais rapidamente (cerca de 12 a 18 meses depois, se em boas condições). As espécies mais comuns: Neoregelia carolinae, Neoregelia crispata, e Neoregelia flandria.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar