Cultivar Bio

Conselhos para quem está a começar um Hortim

hortim

Um Hortim é, como indica o nome, um misto de horta e jardim. Se o seu objetivo é ter um jardim que também possa produzir alimentos, ou hortas de baixa manutenção que tenham a beleza de um jardim, esta é a escolha acertada para si.

Eis algumas dicas para quem está a começar o seu Hortim:

Escolher plantas saudáveis

Ao ir ao viveirista ou ao horto comprar as suas plantas, cuidado para não as escolher pouco saudáveis. Inspecione bem as folhas para verificar se não estão descoloradas ou com manchas provocadas por fungos, ou se estão danificadas por insetos nocivos. Comprar plantas saudáveis é a chave para ter um jardim saudável!

Floração das plantas

Cuidado com a tendência de comprar as plantas em plena floração. Podem estar lindas, mas, às vezes, ao chegar ao seu jardim, essa floração desaparece… assim é melhor deixá-las no horto. O nosso conselho é escolher exemplares com uma boa folhagem e muitos botões por abrir.

Dimensão das plantas e do espaço disponível

A maior parte de nós não tem noção da real dimensão da nossa horta, o que dificulta a compra de um número adequado de plantas. Leve consigo uma fotografia da sua horta, escreva no verso as dimensões e peça ao responsável pelo viveiro ou pelo horto para o ajudar a escolher o número adequado de plantas para si.

Distância de plantação

Outro erro muito comum é não dar o espaço adequado a cada planta. É importante que cada planta tenha espaço para crescer e esteja bem exposta ao sol, caso contrário terão dificuldade em desenvolver-se. Pesquise quais os distanciamentos ideais de cada espécie.

Informação sobre as plantas

Muitas pessoas acham que devem fazer tudo sozinhas e têm difi culdade em colocar as suas dúvidas. Lembre-se que os responsáveis pelos viveiros ou hortos têm como missão ajudá-lo. Não tenha problemas em expor as suas questões; provavelmente sairá de lá com a informação correta.

Fertilização

Nunca se esqueça de fertilizar, a maior parte das pessoas esquece-se. Certifique-se de que utiliza um bom adubo orgânico (composto, estrume ou chorume). Trabalhe a terra no início da primavera e incorpore o composto ou o estrume, e dê-lhe algum tempo de descanso antes de semear ou plantar. Durante o “repouso” deverá cobrir o solo com mulching.

Sementeira

Lembre-se que os diferentes tamanhos de sementes necessitam de ser semeadas a diferentes profundidades (quanto maior for, maior será a profundidade). Sem este cuidado, poderá secar a semente (se estiver demasiado à superfície) apodrecer (se estiverem enterradas a uma grande profundidade) ou causar problemas na germinação.

Foto: Thinkstock

Poderá Também Gostar