Inspirações

Como criar o seu espaço de luz no jardim

Várias são soluções que podemos ter, desde candeeiros, projetores de parede, de pé, portáteis sob a forma de lanternas, etc. e usá-la de forma direta ou indiretamente

 

Os dias já se tornaram mais longos, mas não há nada mais agradável do que aumentar o número de ambientes criados numa varanda. Por isso vamos falar de um elemento que lhe permite marcar a diferença mesmo à noite, isto é o fator iluminação. Não só ilumina o seu espaço exterior, como pode, tirar partido de o usar como elemento decorativo, distinto e único. Várias, são as soluções que podemos ter, desde candeeiros, projetores de parede, de pé, portáteis sob a forma de lanternas, etc. e usá-la de forma direta ou indiretamente.

Procuro sempre encontrar soluções que possam tornar o seu espaço ainda mais especial e, na pesquisa, deparo-me com a Normo, uma marca portuguesa que apresenta algumas soluções minimalistas e de design como estas que vou apresentar de seguida.

Normo

A cor da luz

Para a criação de ambientes de conforto e bem iluminados, é muito importante que não tenha apenas em consideração o modelo do projetor, mas também as especificações técnicas do mesmo, como a temperatura de cor, o material, grau de proteção IP e tipo de lâmpada. A combinação perfeita com as plantas é a temperatura de cor estar sempre entre os valores de 2700k e 3200k, também conhecida por warm light (cor quente). Esta, sim, permite criar ambientes e enquadramentos únicos das soluções que pretender iluminar. Relativamente ao material, tente sempre optar por materiais como o aço inox ou aço galvanizado, acabam por ser os mais resistentes e com maior durabilidade.

Normo

A resistência do material

No que diz respeito ao grau de proteção das poeiras e humidades (IP), o mais aconselhável é estar entre a simbologia IP64-IP68, quando estes estão expostos às intempéries. Se se tratar de espaços exteriores mas salvaguardados, podemos optar por simbologias bastante inferiores. Por fim, o tipo de lâmpada, tente optar sempre por um tipo de lâmpada LED, é mais económica e sustentável a longo prazo e já as encontramos com facilidade no mercado de cor quente. Arrisque e misture estilo com as plantas! Elas vão gostar!

Lanterna Ikea

Podemos ainda, optar por uma solução mais portátil e aí sim, criamos momentos iluminados distintos. No Ikea, por exemplo, podemos encontrar lanternas como esta e pontuar a nossa varanda com cor, quer de dia quer de noite, ou então simplesmente “abraçar” as plantas com este sistema de iluminação.

Fotos: Normo e Ikea 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar