Tendências

De Bali a Sintra. A viagem da Alaire pelo mobiliário exterior

A Alaire, loja especializada em mobiliário para exteriores, tem nova morada e mais metros quadrados. Deixou o anterior espaço, mais pequeno, em Cascais, e agora é em Linhó, Sintra, que traz as novidades de cada estação aos consumidores. A festa de inauguração da nova loja aconteceu no dia 10 de maio e atraiu dezenas de pessoas.

A oferta da Alaire é variada: sofás, grelhadores, camas suspensas, jarras ou mesas numa mistura de materiais sofisticados e rústicos. E a oferta não é apenas para jardins, terraços ou varandas. Uma grande parte das peças podem ser utilizadas no interior da casa. “O nosso conceito é in/out. Hoje em dia, a diferença entre o mobiliário de interior e de exterior é mínima. Pode-se muito bem utilizar mobiliário de exterior para interior, tem essa versatilidade. Este espaço foi criado com a intenção de mostrar espaços de interior que passam para o exterior de uma maneira muito equilibrada”, explica-nos Ilan Feld, sócio-gerente da Alaire.

Uma viagem com destino a Portugal

A localização é portuguesa, mas as origens desta loja são internacionais, como nos conta Annabel Feld, também sócia-gerente da Alaire e mulher de Ilan. “O Ilan começou a viajar e encontrou em Bali muito mobiliário – nessa altura era muito á base da teca; ele gostou imenso e ainda não havia em Portugal. Então começou a importar. Acho que era meio desculpa para ir a Bali fazer surf e ao mesmo tempo fazer negócio”, diz, sorrindo. “Começou por trazer móveis de interior e exterior, mas depois percebemos que aqui o mercado era de exterior. De exteriores não havia quase nada. Nessa altura as marcas queriam tambem começar a entrar em Portugal. Aí começámos a trabalhar com as marcas.” E assim surgiu a Alaire, que, durante 15 anos, teve morada em Cascais.

Mas não foi só a ideia que que cruzou fronteiras. Também Ilan e Annabel deixaram os países onde nasceram para se sediarem em Portugal e criar um negócio. Ele é francês, ela é inglesa.  “A ideia de [virmos para] Portugal foi ideia do Ilan. O Ilan cresceu aqui, depois estudou fora, depois quis voltar, sempre gostou muito deste país e sempre considerou Portugal uma casa. Convidou-me para vir, tínhamos 20 e tal anos.” Hoje em dia, já estão “mais do que instalados”.

alaire

Marcas conceituadas

Além da marca própria, a Alaire comercializa produtos de marcas internacionais de mobiliário como Dedon, Tribu, EGO Paris, Emu, Gervasoni, Glatz, Gloster, Weber e Broil King. “Aqui juntamos muito mais marcas e oferecemos uma solução completa ao cliente. Criámos várias parcerias com vários grupos de produtos, nomeadamente deck, iluminação, jardins verticais, revestimentos de paredes, para dar a escolha ao nosso cliente, que chega aqui, procura uma solução para toda a casa e consegue encontrá-la [sem muito esforço]”, explica Ilan Feld.

As diferentes marcas convergem no espaço da Alaire para criar um conjunto em que é possível perceber tendências para a estação. Para Ilan, “há uma tendência geral no sentido de as pessoas se distanciarem do ratan sintético; está-se a voltar para a teca, para as madeiras. A corda no revestimento de móveis também é uma tendência, [assim como] a mistura da madeira com o alumínio. Estas misturas de materiais estão a ser exploradas por quase todas as marcas e, de facto, têm resultados fantásticos”.

Alaire
Rua do Cruzeiro 27
Linhó

Poderá Também Gostar