Notícias

Dia Internacional das Florestas: atividades por todo o país

Hoje, dia 21 de março, é o Dia Internacional das Florestas. A efeméride foi instituída neste dia pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012 e todos os anos a data é comemorada por todo o mundo.

Este ano, a ONU definiu para o dia o tema “Florestas e energia”, sendo uma oportunidade para “criar consciência sobre a importância de todos os tipos de florestas e árvores e celebrar o facto de nos sustentarem e protegerem”, como se lê num comunicado da organização.

Atividades de norte a sul de Portugal

Em Portugal, o Dia Internacional das Florestas é celebrado um pouco por todo o país.

Em Lisboa, no Museu de História Natural e da Ciência, vai decorrer o evento “A nossa floresta através da poesia”, que aproveita para comemorar também o Dia Mundial da Poesia. Das 15h00 às 16h30, fique a conhecer os animais da floresta na exposição “Reis da Europa Selvagem”, que dá a conhecer os grandes animais carnívoros da Europa.

Pode ainda aproveitar uma visita orientada ao Jardim Botânico Tropical de Belém, com o tema “plantas na poesia“, das 15h00 às 16h30. Atividades gratuitas mediante inscrição em geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808.

Em Almada, vai decorrer entre as 10h00 e as 18h00 a atividade “Reciclar para plantar“, onde poderá trocar materiais recicláveis por exemplares juvenis de árvores, arbustos e plantas aromáticas. Mais informações aqui.

Em Vila Nova de Gaia, aproveite a inauguração da exposição “A Floresta Portuguesa”, no Parque Biológico de Gaia,  das 15h30 até às 16h00.

Em Baião, na Biblioteca Municipal, vai decorrer uma sessão onde se abordará o tema “Nós e as Árvores” com Luciana Pinto. O evento começa às 16h30.

Em Faro, a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa organiza a atividade para crianças “Hora do Conto – Sabias que as árvores são generosas?”, que pretende juntar a natureza e a poesia. O evento começa Às 18h00 e tem entrada livre.

Um dia com história

O Dia Internacional das Florestas tem uma longa história, na qual nem sempre assumiu o mesmo nome. A sua origem remonta ao Nebrasca, nos EUA, onde a população local, devido à escassez de árvores, decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. Logo se seguiram outros países, incluindo Portugal, onde a primeira “Festa da Árvore” foi comemorada entre 1907 e 1917.

Em dezembro de 1970, foi retomada a celebração oficial do “Dia da Árvore”, por proposta da então Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e da Liga para a Protecção da Natureza. Em 1971, a FAO (Food and Agriculture Organization) estabeleceu o “Dia Mundial da Floresta” e Portugal, em 1974, celebrou a efeméride a 21 de março.

Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declarava o dia 21 de março de cada ano como Dia Internacional das Florestas.

Foto: Pixabay; cartaz: ONU

Poderá Também Gostar