Passo a Passo

Dicas para jardinar em família

jardinar em família

Jardinar em família é acima de tudo uma óptima oportunidade para passar tempo de qualidade ao ar livre com os seus filhos. É um meio propício para fazer crescer as primeiras sementes de interesse sobre ciência e natureza.

Claro que o nível de entusiasmo, envolvimento e atenção dependem grandemente da idade das crianças e jovens. Mas, começando em pequenas, as crianças terão uma curiosidade natural pelas actividades propostas, especialmente se estas envolverem meter as mãos na terra.

O que é que a jardinagem nos pode oferecer?

Educação sobre as origens da alimentação – é uma experiência incrível para a criança plantar qualquer coisa no jardim, colhê-la e poder comê-la.

Descoberta da natureza – de insectos e bichos rastejantes a minhocas e lindas borboletas – seja corajoso e abrace a natureza!

Aprender sobre o ciclo de vida das plantas – é fascinante ver um rebento sair de uma semente, acompanhar o seu crescimento e vê-lo transformar-se numa saudável planta com frutos.

Desenvolvimento de responsabilidades – aprender que cada planta precisa ser regada e tratada para sobreviver e desenvolver-se, pode ter benefícios para uma criança ou jovem. As crianças adoram ajudar. Comece por comprar algumas ferramentas infantis numa secção de brinquedos. São seguras e têm o tamanho adequado para as suas pequenas mãos.

jardinar em família

Envolva as suas crianças

Sente-se com os seus filhos, peça-lhes ideias sobre o que plantar e onde. Isto vai permitir que lhes comece a ensinar sobre a luz do sol, a sombra, a água e outras dicas de jardinagem.

Deixe-as ter o seu espaço

Se tudo o que eles fazem é ver os pais cuidar do jardim, perderão o interesse nesta actividade. no entanto, se tiverem um espaço para plantar pelo qual são responsáveis, isso faz aumentar o seu envolvimento e manter o seu interesse.

Simplifique

Comece por semear ou plantar vegetais e outras plantas de crescimento rápido. A duração da atenção de uma criança não é muito longa e se não vir resultados começa a desmotivar-se. Se, no entanto, observar resultados rápidos, resultantes dos seus esforços, mais facilmente se manterá envolvida. As crianças pequenas adoram plantas que estimulem os sentidos (toque, visão, som, sabor e cheiro). Plantas com folhas suaves ou flores coloridas, gramíneas que ondulam com o vento, plantas aromáticas, flores perfumadas, frutas e vegetais.

Fotos: Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar