Passo a Passo

Dicas para tratar das plantas no inverno

Se pensa que no inverno não há nada para fazer no seu jardim, varanda ou terraço, desengane-se. A urgência é menor agora do que na primavera, mas a necessidade cuidar das plantas mantém-se.

Entre semear, plantar e podar, nesta época preparam-se as plantas para a primavera. Continue a ler para ficar a conhecer as nossas sugestões.

Semear

Pode começar a semear em casa (em caixas de ovos ou de fruta) várias culturas de primavera e verão.

Para a horta

Tomate, beringela, pimento, alface, rabanete, alho-francês, couve repolho, salsa, coentros e cebolinho (pode comprar online muitas variedades, se for para vaso tenha o cuidado de seleccionar variedades mais pequenas). Pode semear, em local definitivo, favas, ervilhas, cenouras e , alho.

Para o  jardim

Para garantir flores na primavera e no verão, semeie ervilhas de cheiro (em vasos ou em local definitivo), miosótis, goivos, zínias.

Plantar

Esta é uma boa altura para plantar arbustos de raiz nua, de que são exemplo as roseiras (aconselhamos as roseiras David Austin), bolbos de narcissos, peónias e túlipas.


Podar

Nesta época, faça a poda dos arbustos de floração primaveril e estival – hortênsias, lilases, hibiscus, verónicas.

Aproveite também para podar as trepadeiras de folha caduca: glicínias, jasmim, mandevilas, dipladénias,
buganvílias, etc. Não se esqueça, ainda, de reforçar as estruturas de apoio e de as conduzir para a direção certa. Pode também as trepadeiras de folha persistente: hera, ficus, madressilva, etc.  Remova da base ramos secos e com poucas folhas, tortos, partidos ou mal inseridos. Pode as árvores de fruto e aplique-lhes tratamentos fitossanitários se for caso disso.

Regar

Nas varandas e terraços cobertos não se esqueça de regar principalmente as plantas de folha persistente e com flor nesta época – camélias, azáleas, urzes, ciclamenes, prímulas, etc.

Plantas de interior

Nesta altura em que temos os aquecedores ligados, o ambiente em casa fica seco e quente. Por isso, não se esqueça de regar e pulverizar as plantas verdes.

É uma boa altura para remover folhas velhas e amarelas e para reenvasar as plantas que estão apertadas nos vasos. Coloque um bom substrato adequado ao tipo de planta.

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar