Varandas e Terraços

Dicas para terraços e varandas de baixa manutenção

Dez conselhos práticos para fazer as melhores escolhas e obter os melhores resultados. Desfrute ao máximo do seu espaço exterior.

1. Estude as características do espaço

Cada varanda é um microclima. As escolhas de vasos e plantas dependem da área do espaço, da exposição solar, da variação de temperatura e sobretudo do valor que pretende gastar. Quanto maior for a área da varanda mais vasos e floreiras poderá colocar e também terá um maior leque de opções em termos de vegetação. Mas temos de ter em conta que podemos criar um jardim mesmo em espaços muito pequenos através de floreiras de janela ou jardins verticais. Outra característica fundamental na escolha da vegetação é o número de horas de sol que dispomos e a exposição ao vento.

2. Escolha as plantas e os vasos certos

O planeamento é muito importante para não cometer erros e criar uma harmonia na distribuição das floreiras ou vasos. Escolha primeiro os vasos que gostaria de ter e depois as plantas. Aconselhe-se no centro de jardinagem sobre o tipo de plantas.

Hortênsias.

3. Opte sobretudo por arbustos resistentes e que duram muito tempo em vaso

A escolha das plantas é a parte mais difícil mas também a mais bonita. Se gosta de ambientes tropicais e ao mesmo tempo quer poupar água, pode optar por plantas exóticas, como por exemplo: Agave attenuata, Sedum, Chamaerops humilis, Phoenix roebellenii, Agaphantos ou Strelitzia. Se os jardins mediterrânicos são os seus preferidos e o terraço é soalheiro, plantas como oliveira, alecrim, alfazema, tomilho ou sardinheiras ficam muito bem e duram muito tempo. Se por outro lado tem uma varanda com pouco sol, as camélias, azáleas ou hortênsias são uma ótima escolha.

4. Deixe as plantas de temporada para que pequenos apontamentos de cor

As flores de época são muito importantes para dar alegria e cor a um terraço ou varanda mas utilize em pequenas quantidades para ter menos encargos com a sua substituição e para facilitar a manutenção.

5. Alimente as suas plantas

As plantas precisam de um fornecimento equilibrado e regular de nutrientes para crescerem, florescerem e desenvolverem um saudável sistema radicular. Tenha em conta que os nutrientes das plantas envasadas são consumidos e esgotam-se ao fim de algumas semanas. Existe uma vasta oferta de fertilizantes no mercado, siga as instruções que vêm nos rótulos. Pessoalmente, prefiro os adubos biológicos e de libertação lenta.

6. Regue a quantidade certa

Se tiver condições para instalar um sistema de rega automático, vai garantir plantas mais saudáveis e viçosas para além de resolver muitos problemas frequentes como a falta de tempo ou o período de férias. Muita atenção também para o excesso de água, o encharcamento pode provocar o apodrecimento das raízes e a consequente morte da planta. Quanto mais pequenos os vasos e quanto maior for a exposição solar, maior será a frequência de rega necessária.

7. Utilize bons substratos e garanta a drenagem

Quando comprar terra para os vasos prefira substratos enriquecidos com fertilizantes e garanta a drenagem dos recipientes com argila expandida. Certifique-se que o vaso está furado. Se tiver oportunidade é preferível utilizar as terras específicas para determinados grupos de plantas: acidófilas, aromáticas, orquídeas, entre outros.

8. Faça os tratamentos adequados

Estar atento à presença de pragas e doenças e tratar ao primeiro sinal é muito importante para resolver este contratempo. As mudanças bruscas de temperaturas e o período do verão são os mais problemáticos.

9. Não tenha medo da poda

Quase todas as plantas devem ser podadas pelo menos uma vez por ano, nem que seja para eliminar ramos doentes e secos ou mesmo para lhe dar uma forma. O crescimento das plantas em vaso tem de ser mais controlado do que se estivesse no solo.

10. Deixe-se apaixonar pela jardinagem

Coloque o seu cunho pessoal no jardim, decore com outras peças que alegrem o espaço. Plante a sua flor favorita. Ensine às crianças o gosto pela natureza.

Fotos: Pixabay, Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar