Hortícolas e Frutícolas

Como escolher e conservar pepino

Os pepinos podem, por vezes, passar despercebidos entre hortícolas mais vistosos, mas a sua frescura e leveza são perfeitos para esta época de calor. Além disso, estão repletos de nutrientes! Sabe como escolher os pepinos perfeitos e conservá-los? Se tem dúvidas, continue a ler.

Como escolher

Os pepinos que comprar devem ser firmes, sem partes moles. Devem ser verde escuro e sem manchas amarelas – a presença destas significaa que já estão demasiado maduros. Procure ainda pepinos sem “rugas”, pois quer dizer que já perderam água. Prefira pepinos mais pequenos, pois normalmente têm menos sementes. É também preferível comprar pepinos que estejam refrigerados, se os comprar numa loja, ou à sombra, se os comprar num mercado.

Como conservar

Se não consumir os pepinos imediatamente, conserve-os no frigorífico num saco de plástico. Normalmente, os pepinos mantêm-se frescos durante uma semana quando guardados desta forma. Não os congele, pois ficam acastanhados.

Prefira o biológico

Se puder, compre (ou cultive) pepinos biológicos. Segundo a organização ambiental Environmental Working Group, os pepinos que não são orgânicos acumulam muitos pesticidas: numa análise de resíduos de pesticidas feita a 48 hortícolas e frutícolas, os pepinos ficaram em 13.º lugar na lista dos que acumulam mais químicos.

Foto: Pexels

Leia também: Como cultivar pepino

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

 

Poderá Também Gostar