Decoração Jardins Varandas e Terraços

Espaços pequenos, grandes ideias

A falta de espaço não pode ser desculpa para não conseguir ter um cantinho ajardinado. Todos sabemos que a presença da natureza descontrai e dá ânimo aos nossos dias.

Por isso, este mês, deixamos-lhe algumas ideias para as contemplar. A cor, forma, textura e aroma das plantas só trazem benefícios para a saúde, estimulam os nossos sentidos e dão vida às nossas casas. Anime-se e comece a decorar a sua casa com plantas! Aos poucos, vai ver que se deixa entusiasmar e não vai querer outra coisa! Saiba como produzir um efeito visual interessante com as formas simples da cor das plantas e dos vasos. Comecemos por espécies que requerem pouca manutenção, mas têm alguma particularidade que desperta os nossos sentidos.

Uma atmosfera que reproduza uma sensação de vida e frescura campestre:

Ficus pumila sunny 

Planta de folhas delgadas e onduladas em forma de coração, apresentam ventosas que lhes permitem funcionar como trepadeiras, quando bem apoiadas. Dão-se bem em espaços mais frescos.

Thunbergia alata

Uma trepadeira perene que entrelaça as suas hastes umas nas outras. Pode ser utilizada no interior bem como no exterior. É uma espécie muito intolerante ao frio – tenha atenção aos períodos de geada: nestes casos, coloque-a no interior da sua casa.

Anthemis punctata  subsp. cupaniana 

Uma planta com folhas recortadas tipo filigrana de tons acizentados e malmequeres espontâneos. Cresce de forma difusa, desarrumada e gosta de muito sol. Quando as flores estiverem murchas, corte para encorajar a floração.

Para uma atmosfera descontraída e informal, onde se tem uma sensação de paz:

Asparagus setaceus

É uma planta que se comporta como trepadeira, de fácil manutenção, mas que não gosta de ambientes muito secos nem de grande exposição solar. Sugere-se que seja plantada individualmente no vaso, uma vez que se trata de uma planta com características invasoras.

Adiantum capillus-veneris

É uma espécie que se deve manter abrigada do sol direto e dos ventos secos. Na primavera, deverá desbastar a sua folhagem, para estimular o aparecimento de novos ramos.

Uma atmosfera com arranjos de textura e jogo de matizes:

Ceropegia woodii

Planta carnuda de porte pendente, nos quais aparecem pequenos tubérculos com flores brancas, tingidas de cor de vinho. Suportam bem o sol, mas no verão requerem rega diária. Plantar em terra arenosa e com boa drenagem.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar