Aromáticas e Medicinais

Estragão: algumas utilizações desta erva aromática

estragão

Estragão

Antigamente, o estragão era conhecido como erva-dragão sendo utilizada como antídoto no tratamento das mordeduras de animais venosos. Por volta de 1650, esta planta era transportada para a América onde era usado para induzir a mestruação.

Hoje em dia, esta aromática é um condimento na culinária com utilizações úteis no nosso dia-a-dia. Conheça aqui algumas aplicações desta erva.

Tratamento de problemas de bexiga

Deite 1 colher de chá de estragão numa chávena de água a ferver e deixe repousar durante 15 minutos. Coe e adoce. Beba várias chávenas diariamente, durante 2 dias. Vai ajudá-lo a urinar melhor.

Outros: Pode ser utilizado como cataplasma para tratar de hematomas e inchaços.

Sumo depurativo do aparelho digestivo

Vai precisar 2 florões médios de brócolos cortados aos pedaços, ½ pepino aos pedaços também, 1 molho grande de agrião e 8 folhas frescas de estragão. Esprema alternadamente pedaços de pepino e de brócolos no espremedor. Misture o agrião e o estragão, reduza-os a sumo numa trituradora e centrifugue até ficar aveludado. Beba imediatamente. Se achar o sabor deste sumo demasiado intenso tente diluí-lo em igual quantidade de água.

Chá para cólicas mestruais

Coloque 5 g de folhas de estragão numa chávena de água a ferver e deixe repousar durante 5 minutos. Depois desse tempo, coe e beba até duas chávenas por dia, após as refeições.

Mistura de temperos

Misture 1/4 de chávena de cebolinho, estragão, manjerona, manjericão, segurelha e 3 colheres de chá de salva. Adicione 1 a 2 colheres de chá da mistura de temperos à canja de galinha. Guarde bem fechada (por exemplo num moinho de pimenta).

Fotos: Thinkstock

Livro “Remédios caseiros com plantas” de Jude C. Todd e “Top 100 Sumos” de Sarah Owen

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar