Plantas Ornamentais

Faça brilhar as suas plantas com flor

Não há nada como ter plantas floridas em casa para tornar o retorno diário ao lar mais agradável. Mas os benefícios não se ficam por aí. As flores são dotadas de um verdadeiro “flower power”: relaxam-nos e melhoram a nossa disposição. Razões para ter plantas com flor em casa é que não lhe faltam!

Saiba que cuidados específicos deve ter para que as suas flores atinjam o pico da beleza.

Substrato

O substrato é a base sobre a qual as suas plantas se vão desenvolver, por isso é um fator imprescindível. Se cultivar as plantas num vaso, o substrato é ainda mais importante, pois a planta só tem disponível o que lhe fornecermos.

As plantas com flor necessitam de um substrato próprio, pois têm necessidades específicas. O substrato que escolher deve ter uma textura média e ser enriquecido com uma mistura de adubos minerais e micronutrientes.

Fertilização

Se a sua planta florida for anual (germina, floresce e morre no período de um ano), não é preciso fertilizar, já que os substratos enriquecidos com adubo contêm uma fertilização lenta e controlada até aos 14 meses.

Se a sua planta for perene (vive mais de dois anos) e tiver utilizado um substrato com fertilização controlada, só tem que fertilizar passados nove meses.

Conhecer o ciclo de vida da planta

É importante saber se a sua planta é anual ou perene e quais as épocas de floração, de modo a evitar equívocos e cuidados incorretos.

Por exemplo, vamos supor que tem uma planta que já não está a dar flor. Se a mesma for anual, o seu ciclo poderá já ter terminado, e aí está a explicação da falta de floração. Outra situação: tem uma planta que só dá flor na primavera, como a peónia, e fica desiludido por em setembro não ter flor. Se tiver a noção de que essa planta já não está em período de floração, não vai ficar frustrado e não vai tomar medidas desnecessárias.

flor

É importante cortar as flores velhas.

Outros cuidados

• Para estimular a floração das suas plantas, corte as flores velhas/secas quando estas se verificarem.

• Para terem floração, as plantas devem receber as condições de luz de que precisam. Estas variam de planta para planta – investigue.

• Regue adequadamente a planta. Para saber se uma planta precisa de ser regada, não se limite a verificar a superfície do substrato; enfie um pauzinho na terra para ver se as raízes estão secas ou húmidas.

Fotos: Thinkstock, Siro, Pixabay

Powered by Siro

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar