Decoração Interior Passo a Passo Varandas e Terraços

Faça o seu cesto suspenso com flores de época

Plantar flores de época é celebrar em pleno a primavera e o verão, se tiver pouco espaço tem uma forma simples de o fazer. Arranje um cesto suspenso de que goste, em plástico, verga, fibra de coco, metal, etc, escolha uma flor que tenha alguma tendência para pender e plante-a. Se usar os cestos de fibra de coco pode plantar não apenas em cima mas também dos lados.

Deixo aqui algumas das melhores opções de flores para cestos suspensos. Tenha em atenção que deve usar um bom substrato para plantas com flor e garantir uma boa drenagem, no caso dos cestos não serem de fibra de coco deve colocar no fundo uma camada de argila expandida.

Bacopa (Sutera Bacopa Sp.)

Uma planta de revestimento muito resistente e com uma floração que se prolonga da primavera ao outono. No inverno a parte aérea desaparece mas volta a rebentar na primavera seguinte. Há brancas, azuis e cor-de-rosa. Gosta de zonas com muito sol direto, deve ser regada quando o substrato está seco. Não é muito exigente em termos de substrato. Pode podá-la para estimular novas florações.

Petúnia (Petunia x Hybrida “Surfina”)

Esta é uma das melhores opções pois é um tipo de petúnia com as flores mais pequenas em grande quantidade e ramos pendentes, faz um efeito maravilhoso. Há variedades  de todas as cores. Gostam de sol pleno, zonas protegidas do vento, e toleram  frio moderado. Precisam de ser regadas regularmente pois não aguentam secura. Floração exuberante da primavera ao outono. É suscetível ao ataque do pulgão pelo que convém estar atento aos primeiros sinais para o combater.

Campânula (Campanula Sp.)

Uma das flores mais bonitas para ter na primavera, florações intensas e duradouras, há variedades de muitas cores que pode combinar entre si. Necessitam de zonas com muita luz mas não aguentam sol direto forte, no máximo as horas de sol de manhã. Gostam de substratos bem drenados, não aguentam o encharcamento, deixar secar o substrato entre regas. Deve remover as fores secas para estimular novas florações.

Sininhos ou Calibrachoa

Parecem petúnias pequeninas pendentes, têm uma floração extraordinária, que se prolonga da primavera ao inicio do inverno, com cores muito variadas. Embora seja uma planta perene, em Portugal é utilizada como anual. Gosta de zonas com sol direto, necessita de regas regulares. Pode misturar de várias cores no mesmo cesto.

Passo a passo

1- Coloque uma camada generosa de um substrato fertilizado para plantas com flor.

2- Faça uns pequenos furos laterais na fibra  e plante exemplares mais pequenos das plantas que escolher. Garanta que ficam bem agarrados ao substrato. Coloque mais um pouco de substrato.

3- Plante em cima exemplares maiores das plantas que escolher. Calque para ficarem bem coladas ao substrato. Coloque mais substrato até à altura onde a planta estava no vaso. Regue sempre a seguir a plantar.

Fotos: Thinkstock

Ilustrações: Maria João Aires

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar