Jardins Passo a Passo

Faça uma tenda de ervilhas-de-cheiro!

A ervilha-de-cheiro é uma excelente trepadeira para pequenos suportes, pelo que a atividade que propomos este mês é a construção de uma tenda de ervilhas-de-cheiro, onde as crianças poderão entrar e brincar e acompanhar o crescimento destas maravilhosas plantas, nas suas diferentes fases, sem se esquecerem de as regar para manter e promover o seu desenvolvimento.

Características das ervilhas-de-cheiro (Lathyrus odoratus)

São plantas trepadeiras, anuais. Crescem formando caules herbáceos, que se fixam por meio de gavinhas que se desenvolvem nas pontas das folhas. As flores são muito coloridas e perfumadas e podem ser de cores variadas: azul, branco, amarelo, laranja, rosa e vermelho. A sua altura não ultrapassa os dois metros. Quando são semeadas na primavera, a floração ocorre durante o verão. Os seus ramos floridos também podem ser colhidos para decorar jarras e fazer arranjos para colorir e perfumar as casas.

Condições de cultivo

Esta planta deve ser cultivada numa zona solarenga do jardim, em solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica, a rega deve ser periódica. Quando a planta parar de produzir flores, é porque está no final do seu ciclo e pode ser retirada dos canteiros.

Como fazer

Passo-a-passo

1- Fazer a estrutura da tenda com os paus, espetando-os no chão em círculo e atando-os no topo.

2- Cobrir três lados da estrutura com rede de galinheiro.

3- Preparar o solo na base da tenda, misturando-o com o composto orgânico.

4- Colocar as sementes no solo preparado e cobri-las com 2-3 cm de terra.

5- Regar as sementes regularmente e observar o seu crescimento. É fácil!

Estrutura da tenda

Manutenção

Quando as plantas têm cerca de 10 cm de altura, pode-se cortar as pontas, o que ajudará a tornar as plantas mais fortes. As ervilhas-de-cheiro continuarão a florir se se forem retirando algumas fl ores regularmente, por exemplo, para fazer arranjos e enfeitar jarras.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar