Ferramentas e Utensílios

Ferramentas essenciais para o jardim

É um jardineiro pouco experiente ou está a pensar em renovar o seu kit de ferramentas de jardinagem? Saber o que deve ou não comprar pode ser uma missão complicada, com a míriade de opções existentes no mercado. Neste artigo, ajudamo-lo a escolher as ferramentas essenciais para manter o seu jardim – ou criá-lo de raiz – sem gastar dinheiro em coisas de que não necessita.

Utilizada, sobretudo, para cavar e plantar. No entanto, se estiver afiada, pode servir também para cortar bordaduras do relvado, roçar infestantes e cortar pequenas raízes. Para uso em jardins grandes recomenda-se uma pá de cabo comprido. No entanto, é sempre útil ter uma pá de cabo curto – podemos usá-las para abrir covas de plantação, transplantar, encher vasos com terra ou adicionar adubo.

Enxada

É uma ferramenta que se utiliza para trabalhos mais pesados, como cavar um terreno muito duro onde é preciso  o peso da cabeça de uma enxada para quebrar a crosta do solo e penetrar na terra.

Ancinho

O ancinho é muito importante, pois serve para nivelar e desagregar o solo, de modo a que fique granulado, mas fino. Para um jardim grande, convém que tenha haste comprida para se poder trabalhar em pé. Para canteiros e floreiras, os ancinhos pequenos são os mais adequados.

Sacho

O sacho serve para mondar, isto é, remover plantas infestantes. Como se usa à superfície do solo, não estraga as raízes das plantas cultivadas. Pode escolher entre um sacho de cabo comprido e um sacho de cabo curto.

Regador

Como o nome indica, é utilizado para regar as plantas com água. Existem à venda regadores de vários tipos de materiais, como metal e plástico. Os de plástico são mais leves, mas degradam-se com o tempo.

Leia também: Ferramentas essenciais para cultivar em casa, no terraço ou na varanda

Pulverizador

Serve para vaporizar com água determinadas plantas nos dias mais quentes e secos, para pulverizar sementeiras ou para aplicar herbicida ou fungicida foliar.

Tesoura de poda

Utilizada para fazer podas de limpeza, de arejamento, de formação, de manutenção, para cortar flores e folhas secas, etc. Normalmente, as tesouras de poda cortam até 12-15 mm, o que abarca a maioria das plantas herbáceas, subarbustos e arbustos. Acima disso, precisamos de ferramentas mais potentes. Escolha uma tesoura de poda que seja confortável na mão.

Corta-ramos

Essencial em jardins que tenham grandes arbustos ou trepadeiras plantados há algum tempo e que necessitem de limpezas e podas periódicas.

Vassoura

Usa-se para remover folhas e outros resíduos das várias áreas do jardim: relvado, deck, pavimentos, gravilha, etc. É especialmente importante remover as folhas caídas em zonas de passagem, onde, se estiverem molhadas, podem causar acidentes, e em relvados, onde podem ser fonte de doenças.

Para varrer folhas do relvado e zonas de gravilha e saibro, as vassouras de arame são ideais. Para a limpeza de pavimentos, pedra, tijoleira, deck , etc., uma vassoura rija é a mais adequada.

Plantador de bolbos

Se quer ter plantas bolbosas no seu jardim, como tulipas ou narcisos, um plantador de bolbos é muito útil. Esta ferramenta permite escavar buracos perfeitos e sempre com a mesma profundidade para a colocação de bolbos.

Não espere mais – compre já as suas ferramentas e comece a jardinar!

Foto: Gardena

Powered by Gardena

Poderá Também Gostar