Cozinhar

Festeje o verão com bebidas saudáveis

bebidas saudáveis

Batido de ananás.

 

O verão chegou, com flores, legumes e muito movimento nos jardins. Tudo é um jogo de luz, sombra, aromas e muitas cores. Celebra-se com alegria a grande diversidade da vida. Gosto de me sentar à sombra, entre a escrita, a leitura e a contemplação, repousando de uns mergulhos na praia ou de umas horas de jardinagem. Entre estes momentos de quase silêncio e muita paz, vou nutrindo, para além da alma, o corpo. Não me canso de andar pelo jardim à procura de ervas aromáticas que se prontifi cam a fazer parte dos meus sumos ou batidos diários.

O poder desintoxicante do sumo de limão ou de toranja

Logo pela manhã, gosto de sumo de limão, em jejum, com um pouco de água morna para limpar o fígado de toxinas. De seguida, ou em vez do limão sumo de toranja, prefiro o sabor das frutas de polpa vermelha às de polpa amarela. Não são tão amargas. A toranja é muito rica em vitamina C e sais minerais; alcalinizante e depurativa, ajuda a eliminar alguns quilos se tomada regularmente. Gosto de misturar-lhe umas folhinhas verdes de manjericão, erva-cidreira ou hortelã trituradas.

O perigo dos pesticidas na alimentação

Aproveito para reforçar a informação sobre a gigantesca quantidade de adubos químicos e pesticidas a que todos os frutos, uns mais que outros, não biológicos, estão sujeitos. Os morangos estão no top três de uma lista de frutos a não consumir, sobretudo se forem grandes, sem cheiro e obviamente sem sabor. É importante saber a proveniência dos nossos morangos e mirtilos também, e sermos consumidores informados e exigentes. Só assim conseguiremos algumas conquistas e algumas mudanças  no tipo de produção intensiva, muito pouco ecológica e nada saudável para quem consome e para quem vive nas imediações de tais plantações. O solo não gosta, os rios detestam e os pássaros e insetos vão desaparecendo graças a esta forma de produzir “alimentos” tão pouco em sintonia com a alma da terra  e com a nossa própria alma.

Batido de ananás

Preparação

Num copo misturador, junte: 3 rodelas de ananás ou abacaxi, 1 talo de aipo, 1 pedacinho de funcho, 2 ou 3  folhas de hortelã fresca acabadinha de apanhar, 1/5  maçã biológica e com casca, 1 colher de chá de curcuma em pó, uma pitada de pimenta-preta (a piperina torna mais disponível a curcumina que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes entre outras). Misture tudo e já está; sente-se no seu jardim e disfrute.

As propriedades do ananás

O ananás também é uma das plantas drenantes e muito usadas em tratamentos de redução de peso. Tem propriedades anti-inflamórias e digestivas, ajuda especialmente na digestão das proteínas e deve ser consumido antes das refeições. É desintoxicante e tónico dos rins.

Sumo verde de brócolos, maçã e abacate

Preparação

Num copo misturador, junte: 1 brócolo pequeno cru, meio abacate, 1 quivi, 1 cenoura pequena, 200 ml de sumo de maçã, 1 mão-cheia de pevides de abóbora descascadas, folhas de hortelã, aipo, salsa, coentros ou manjericão. Aqui tem um sumo refrescante, nutritivo e saboroso, uma espécie de gaspacho com notas de maçã.

Uma maçã por dia…

As folhas de hortelã são refrescantes e digestivas. Como dizem os ingleses da maçã, one apple a day keeps the doctor away. O aipo é muito diurético, recomendado em casos de retenção de líquidos, pés e pernas inchados. Podem consumir-se as folhas, os talos ou as sementes. O funcho dá um toque adocicado aos sumos e batidos, é um excelente digestivo e útil no combate à flatulência e às cólicas.

Fotos: Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar