Notícias

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima está de volta

festival de internacional de jardins de ponte de lima

“A casa da Água”, o jardim que reuniu mais votos dos visitantes do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima em 2015.

 

O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima (FIJ) está de volta. A 13ª edição do evento é inaugurada hoje, pelas 16h00, e termina no dia 31 de outubro. Este ano o tema é “Jardim das Descobertas“.

No espaço do festival, em Arcozelo, será possível admirar jardins da Argentina, do Brasil, da Itália, da Holanda ou ainda do Japão. Portugal e Espanha apresentam duas propostas cada. “Novaterra”, “A Globalização das Plantas”, “El Jardin del Circulo” e “96 por cento” (o jardim mais popular da edição de 2016) são alguns dos projetos que poderão ser visitados.

Os mais novos também têm direito a um espaço próprio. No Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima vão ser expostos 12 jardins, um por cada centro educativo do concelho.

festival internacional de jardins de ponte de lima

“96 por cento”, o jardim mais votado pelos visitantes em 2016.

 

Durante maio, junho e julho, o festival pode ser visitado das 10h00 às 20h00. Em setembro, as visitas são das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 19h00. Em outubro, o FIJ encerra às 18h00. No período da manhã de segunda-feira o Festival de Jardins encontra-se encerrado para manutenção.

O Festival Internacional de Jardins não é estranho ao reconhecimento. Este ano, recebeu a “Europe for Festivals, Festivals for Europe” – EFFE Label 2017-2018, passando a integrar esta comunidade europeia de festivais. Em 2013, o FIJ tinha sido premiado nos Garden Tourism Awards, no Canadá.

O tema da edição de 2018 também já foi revelado: “O Clima nos Jardins”. As candidaturas estão abertas a partir de hoje.

Fotos: Município de Ponte de Lima

Poderá Também Gostar