Cozinhar

Focaccia de uvas

A focaccia de uvas – ou Schiacciata all’uva, como é conhecida em italiano – é uma receita típica da região da Toscana, em Itália. É, normalmente, confecionada na altura em que se colhem as uvas para a produção dos famosos vinhos toscanos.

Ingredientes

  • Farinha
  • Água morna
  • Fermento
  • Uvas (não utilize uvas brancas ou de mesa)
  • Açúcar de cana
  • Azeite extra-virgem
  • Açúcar em pó

Para ver as quantidades exatas de ingredientes, visite o site Food 52.

Preparação

Prepare a massa na noite antes de fazer a receita. Dissolva o fermento em algumas colheres de sopa de água morna com uma colher de sopa de farinha. Deixe repousar até começar a formar bolhas. Numa tigela, peneire a farinha e adicione a mistura de fermento. Adicione aos poucos o resto da água, envolvendo a massa. Coloque a massa numa superfície com farinha e amasse durante 5-10 minutos até a massa ficar elástica. Depois, faça uma bola com a massa e coloque-a de novo na tigela. Cubra com um pano húmido e deixe num sítio morno até que duplique o tamanho.

Lave e seque levemente as uvas e separe-as do cacho. Quando a massa já tiver aumentado de tamanho, coloque azeite numa forma retangular e aqueça o forno a 180ºC. Tire a massa do forno com mãos enfarinhadas. Divida a massa em duas bolas, uma ligeiramente maior que a outra. Estique a bola maior numa superfície enfarinhada até ficar com o tamanho da sua forma. Grossura ideal: por volta de 1,5cm. Coloque a massa na forma, ajustando-a à mesma.

Divida dois terços das uvas e espalhe-as na primeira camada de massa; depois polvilhe com o açúcar de cana e com metade do azeite.

Pegue na segunda bola de massa e estique-a numa superfície enfarinhada até ficar mais ou menos com o tamanho da forma. Depois coloque-a em cima das uvas, formando uma segunda camada de massa. Pegue nas bordas da camada inferior da massa e puxe-as até à camada de cima, para fechar a focaccia. Pressione com suavidade a superfície da massa.

Cubra o topo com o resto das uvas e polvilhe com o que resta do açúcar de cana e do azeite. Deixe cozer no forno 25-30 minutos ou até que a massa fique dourada e crocante no topo e as uvas estejam cozinhadas.

Retire e deixe arrefecer totalmente. Quando quiser servir, corte a focaccia em quadrados e polvilhe com açúcar em pó, se quiser. Consuma até ao dia seguinte.

Foto: Food 52

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

 

Poderá Também Gostar