Pragas e Doenças

Fungicidas orgânicos para as plantas

Fique com algumas receitas de fungicidas orgânicos para prevenir e combater os fungos das suas plantas de uma forma natural.

Oídio

fungicidas orgânicos

Para prevenir

Infusão de alho

Triture 1 kg de alho em 3 litros de água (se possível de nascente) e 1 litro de álcool. Deixe macerar por 24 horas, de seguida, coe e reserve. Use um litro deste preparado para cada 20 litros de água. Aplicar preventivamente, com 15 dias de intervalo entre a primeira e a segunda aplicação; no caso de plantas já infetadas, dar o mesmo intervalo nas duas primeiras e um mês nas seguintes, até à cura das plantas.

Para combater

Solução de bicarbonato de sódio

1. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em aproximadamente 3,8 l de água à temperatura ambiente.

2. Adicione uma ou duas gotas de detergente de loiça para ajudar a solução a aderir à planta.

3. Junte uma colher de chá de óleo vegetal (de girassol, azeite, etc.) e agite bem para criar uma emulsão que vai ajudar a conter os  esporos (e limitar a reinfeção da planta).

4. Pulverize as áreas afetadas com a solução.

5. Repita várias vezes conforme necessário.

6. Entenda como funciona: esta solução muda o equilíbrio do pH na superfície da planta, tornando-a um ambiente inadequado para a proliferação do oídio. Aplicar preventivamente, com 15 dias de intervalo entre a primeira e a segunda aplicação; no caso de plantas já infetadas, dar o mesmo intervalo nas duas primeiras e um mês nas seguintes, até à cura das plantas.

Míldio

fungicidas orgânicos

Para prevenir

Infusão de cavalinha

(míldio da batateira e do tomateiro e outra doenças criptogâmicas)

Sempre que o tempo estiver húmido, aplicar uma infusão de cavalinha ( Equisetum arvense ). Para preparar esta infusão, deve colocar as plantas de molho 24 horas e depois ferver 20 minutos, tapar e deixar arrefecer (1 kg de planta fresca ou 150 g de planta seca para 10 litros de água). Diluir a 5% antes de pulverizar. Extrato de sálvia Para tratar o míldio da batateira pode também aplicar-se extrato fermentado de sálvia ( Salvia offi cinalis ) (1 kg de folhas e fl ores em 10 litros de água). Diluir a 10% antes de pulverizar.

Para combater

Molho de hortelã e coentros

Para combater o míldio do tomateiro. Ferver um molho de hortelã e coentros. Eles produzem uma calda perfumada com a qual se pulverizam os tomateiros.

Atenção

Perceba que a eficácia de cada um destes produtos caseiros depende da terra, do clima, da proximidade do mar, etc., por isso é importante começar por fazer aqueles em que os ingredientes estão disponíveis na sua região e se não der resultado, não desista e vá experimentando os outros. Tudo menos os químicos! A sua saúde agradece e o meio ambiente também!

Fotos: Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar