Plantas

Glicínia: uma trepadeira primaveril

A Wisteria sinensis, mais conhecida por glicínia, é uma planta da família das leguminosas, originária da China mas que faz parte dos nossos jardins há muitos anos. As suas características principais são o vigor do seu crescimento e a floração abundante, muito exuberante e perfumada. A flor aparece no início da primavera e desenvolve-se em longos cachos que podem ser azuis (cor mais comum), rosas ou brancos. Durante o verão pode dar alguma flor, mas em muito menor quantidade.

A glicínia é uma trepadeira de folha caduca, muito versátil e com grande longevidade (pode durar 100 anos), podemos conduzi-la um pouco como desejarmos, dependendo da poda e do tipo de função a desempenhar. O seu grande valor ornamental será sobretudo para o revestimento de pérgolas ou arcos mas também resulta muito bem a entrelaçar colunas, troncos de árvores ou cobrir muros, desde que devidamente fixada. Como é uma planta muito vigorosa e lenhosa, a glicínia pode ser transformada numa pequena árvore, num arbusto ou até num bonsai.

Localização

Relativamente à sua localização preferencial, a glicínia necessita de sol direto e terrenos profundos, já que as raízes são muito ramificadas e agressivas. Pode ser também cultivada em vasos ou floreiras desde que sejam grandes. Como perde as folhas todas no inverno, é uma planta que resiste a geadas fortes e prolongadas. Deve ser regada regularmente, sobretudo se as plantas forem jovens, e adubar pelo menos uma vez por ano. Em solos ou águas muito calcárias deve corrigir a terra com sulfato de ferro.

Para conseguir manter uma glicínia controlada e com porte elegante, a poda é essencial. A poda de floração e de limpeza deve ser realizada no inverno eliminando os ramos secos, débeis, e reduzindo os lançamentos do ano anterior a apenas 30 ou 40 cm de comprimento. No verão deve podar ligeiramente pelo menos uma ou duas vezes para reduzir os ramos novos e evitar crescimentos desmesurados. Se a ideia é cobrir uma pérgola tente deixar um único tronco junto ao poste.

As glicínias são fáceis de encontrar em qualquer centro de jardinagem. As plantas mais pequenas têm cerca de 50 cm e custam 7,5€. Também é possível encontrar já com 2 m de altura ou em forma de pequena árvore.

Tome nota:

  • Planta de folha caduca  e de crescimento muito vigoroso
  • É uma trepadeira que  tem de ser conduzida e aramada.
  • Deve ser podada fortemente no inverno e ligeiramente no verão.
  • A floração mais exuberante dá-se no início da primavera.

Fotos: 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar