Manutenção Geral

Guia completo: tratar das plantas em setembro

No fim do verão,  muito há a fazer para preparar o outono e o inverno e garantir que a próxima primavera vai ser um paraíso floral. Neste artigo, encontra todas as tarefas que pode e deve levar a cabo em setembro para que o seu jardim não perca o esplendor e se prepare para a próxima época.

Plantar vivazes

Prepare sementeiras de vivazes precoces para encher de cor o seu jardim de pedras a partir do início da primavera.

Regar menos

Volte a programar o sistema de rega para funcionar menos vezes e menos tempo. Não deixe de regar em profusão as plantas que começam a florescer.

Adubar os vasos

Se tenciona plantar, não se esqueça de adubar: aplique adubo orgânico em caso de plantações no solo ao ar livre e químico nos vasos.

Podar pouco

Efetue uma poda de desbaste nas petúnias, cravos-túnicos ou coreopsis para conseguir novos rebentos este mês.

Tratar as rosas

Se as suas rosas estiverem infestadas por insetos, aplique de imediato inseticida.

Adquira bolbos grandes

Já se encontram disponíveis nos centros de jardinagem os bolbos que dão cor antes do final do Inverno; primeiro crocus, depois jacintos e por último narcisos. Antes de os adquirir, verifique se estão saudáveis e sobretudo se são grandes. Os bolbos pequenos só dão flores dentro de dois anos. Não guarde os bolbos muito tempo porque não aguentam. No máximo, duas semanas numa bandeja fresca mas o melhor é plantar o mais rápido possível.

Plantar relvado

Plante relva, em semente ou tapete, e sebes, acondicionando antes o terreno. Compre exemplares em vaso ou em torrão.

Adubar o relvado

Com o objectivo de acumular reservas de nutrientes para o período de letargia, faça uma última e boa adubação com fertilizante mineral completo nas plantas isoladas e no relvado.

Podar cápsulas

Elimine as flores murchas e as cápsulas de sementes das adelfas. Retoque as sebes caducifólias adultas.

Trate os amarelamentos

Neste época é frequente surgirem amarelecimentos em hibiscos e hortênsias, entre outras plantas, sobretudo em solos argilosos. Aplique ferro em forma de quelatos.

Retire a erva morta

Depois da época de maior uso, o relvado pode acumular uma capa de erva morta em torno das raízes que com o tempo afecta o seu crescimento. Por isso, com a ajuda do ancinho, limpe toda a superfície do relvado e não tenha problema em limpar em profundidade para retirar também o musgo e outros resíduos.

Flores

Aproveite as flores murchas para produção de sementes

Pouco a pouco, as plantas deixam de dar flores. Quando isto sucede, começa uma nova fase: a da produção de sementes, que se dá se não cortar as flores murchas de algumas espécies como o gerânio vivaz deste exemplo. Saiba o que deve fazer nesta etapa.

1. Deixe que as plantas emitam cápsulas de sementes e recolha-as quando estiverem maduras. Coloque as sementes em sacos de papel.

2. Em caso de planta vivaz, pode rente ao chão no Inverno. Na primavera, volta a brotar.

3. Para semear em vaso, prense o substrato e espalhe as sementes. Cubra com terra e regue.

Proteja as plantas

As proteções isolam do frio, da chuva e protegem os cultivos da invasão de ervas daninhas.

1. No outono, uma capa de material à base de palha isola do frio quando baixa a temperatura.

2. Aplique as coberturas nos canteiros e maciços de flor a partir do final deste mês, quando as chuvas chegarem.

3. Assegure-se que não fica nem uma daninha antes de colocar a cobertura em redor de cada planta.

4. Mesmo assim, humedeça bem a superfície em caso de não chover.

5. Para ser eficaz, a cobertura deve ter pelo menos 5 cm de grossura.

Faça estacas de rosas

A rosa é uma planta da qual é fácil obter estacas. Com esta operação, que consiste em retirar um fragmento de um ramo do ano e plantá-lo numa mistura de terra ligeira para enraizar, consegue aumentar de forma rápida e segura o número de exemplares do jardim. Prepare agora as estacas para emitirem raízes antes do inverno.

1. Corte um fragmento de ramo (15-25 cm) sem flor. Deve ter duas gemas e um par de folhas na parte superior.

2. Corte a parte de cima logo a seguir a uma gema. A base deve ser cortada em forma de bisel por baixo de outra gema.

3. Aplique hormonas de enraizamento no corte em bisel e plante a estaca num vaso com substrato. Depois, regue.

Proteger as friorentas

Algumas plantas sofrem com o frio sempre que as temperaturas são inferiores a 8º. Neste caso, deve resguardar as plantas para que continuem a florir durante o inverno. Coloque-as na estufa ou numa dependência fresca da casa.

1. Desenterre a planta: Crave a pá junto do torrão de raízes para as separar do solo que as rodeia. Depois, com a mão, extraia a planta da terra.

2. Em vaso: Prepare um vaso com substrato nutritivo e drenagem no fundo e instale a planta bem centrada. Utilize composto novo e um vaso maior que a bola de raízes.

3. Retire o material murcho: Elimine as folhas e os ramos doentes ou murchos e mantenha a planta praticamente inativa durante o inverno.

Árvores e arbustos

Buxo.

Plante arbustos de folha perene

Azevinho, loureiro, buxo, viburno e outros exemplares como as Coníferas podem engrandecer o seu jardim. Adquira estas plantas e plante-as segundo as seguintes indicações. Em caso de ausência de chuvas, a rega não pode faltar.

1. Cave um buraco no solo bem trabalhado com pelo menos o dobro do tamanho do recipiente. Introduza composto com a ajuda de uma pequena pá.

2. Regue antes de tirar a planta do recipiente. Desemaranhe alguma raíz grossa e coloque a planta no buraco e regue.

3. Coloque uma cobertura de cortiça em toda a zona de raízes para evitar o aparecimento de daninhas.

Plantas de interior

Regresso ao interior

Está na altura de levar para o local habitual as plantas que passaram o verão no terraço. A humidade e o frio que começam a sentir-se, sobretudo à noite, são prejudiciais para cactos e palmeiras. Antes de levar as plantas para o interior, verifique se não têm parasitas porque podem transmiti-los às demais plantas de casa.

Se as suas plantas estão em…

…Interior quente: Se detetar uma penugem pegajosa nas plantas, trata-se da presença da cochonilha.
…Interior fresco: Faça estacas de vivazes. Enraízam rapidamente mesmo num propagador colocado no parapeito da janela.
…Terraço: Se as plantas retiradas do interior se encheram de pó, limpe-as com água mas tenha o cuidado de não salpicar as flores.

Plantar estacas

Coloque as estacas enraizadas em substrato ligeiro; em local ao sol bolbos de primavera e bienais em bandejas.

Regue as murchas

Evite regar muito tarde este mês quando as noites começam a ficar frias. Tenha mais atenção às plantas que apresentam sintomas de falta de água.

Adubar com terra vegetal

Nas plantas adubadas com fertilizante mineral, aplique agora adubo orgânico à base de terra vegetal para devolver os nutrientes perdidos.

Podar trepadeiras

Não corte as raízes aéreas das plantas trepadeiras que cobrem os espaldares. Humedeça as plantas para se manterem turgentes. Pode apenas as que floresceram.

Trate a seca

Em condições de extrema secura, as plantas podem perder repentinamente as flores. Pulverize regularmente com água.

Recuperar plantas murchas

Na volta das férias é normal encontrar alguma planta murcha por falta de rega. Mas a maioria consegue recuperar com o início das regas regulares e depois de tratadas como a seguir indicamos.

1. Com o ancinho de mão, retire a rija crosta de terra. Tente não estragar as raízes.

2. Coloque o vaso num recipiente com água até parar a saída de bolhas. Humedeça as folhas com pulverizador.

Mover vasos pesados

Algumas plantas sentem-se quando são movidas mas esta operação, por vezes, é inevitável. No caso de vasos muito pesados, existem plataformas com rodas, à venda nas grandes superfícies, ideais para este tipo de operação. Além de tornarem fácil o transporte, evitam quedas ou outros acidentes.

Abrilhantador só quatro vezes ao ano

O abrilhantador, usado com cuidado e moderação, não prejudica as plantas. Mas atenção, não pode ser aplicado em qualquer planta. As de folhas aveludadas, como a violeta africana, por exemplo, não admitem abrilhantador. Antes da aplicação, elimine o pó das folhas com um pano húmido, deixe secar e então aplique o produto na planta. Enquanto seca, não toque nem mova o exemplar e não o aplique mais de quatro vezes por ano.

Horta

Plantar na horta

Como o solo ainda está quente, semeie as últimas alfaces, espinafres e escarolas. Plante também cenouras mas proteja-as do frio.

Regar ervilhas

As primeiras chuvas apaziguam um pouco a sede da horta mas é necessário regar profusamente culturas como ervilhas e batatas.

Adubar o solo

Depois de retirar as matas velhas, aplique estrume nos canteiros para optimizar o solo.

Podar ramos largos

Desbaste as fruteiras que já produziram frutos. Elimine os “ladrões” e os ramos laterais que deformem a silhueta das árvores.

Faça colheitas em dias secos

No início deste mês amadurecem as cebolas e é tempo de colher também alhos e batatas. Faça a colheita em dia de sol e com a terra seca para não ficar pegada aos tubérculos e aos bolbos. É importante secarem bem, por exemplo, expostos ao sol, antes de guardar. Para ter batatas mais saudáveis, duas semanas antes da colheita corte cada planta a 5 cm do solo.

Pode as fruteiras de bosque

Renove este tipo de plantas, seguindo a técnica das ilustrações ao lado.

1. Recolhidos todos os  frutos, corte até ao solo os ramos de onde estes frutificaram. Suprima  também os  ramos debilitados  e os que nascem muito afastados.

2. Se não nascem renovos suficientes para cobrir os buracos, pode deixar alguns ramos velhos mas pode cerca de 2,5 dos laterais.

Quando surge bolor

Quando o bolor surge é preciso cuidado porque frutas e hortaliças podem apodrecer rapidamente. O bolor é sintoma da presença da botritis, que surge quando há falta de ventilação e em ambientes quentes e húmidos. Recolha quanto antes as frutas e retire todas as que tiverem bolor. Além das macieiras e pessegueiros, tenha também atenção aos morangueiros, tomateiros e pepineiros.

Espinafres.

Mais folhas com azoto

Quando o solo se esgota, o que é frequente agora após as regas sucessivas, as folhas das hortaliças de folha não se desenvolvem bem e ficam pequenas. Nesta altura, necessitam de azoto para ficarem em condições de dar folhas esplendorosas como as da imagem ao lado. Elevadas doses de azoto necessitam também couves e repolhos, espinafres e aipo. Assegure-se de que não falta humidade no solo para que aguentem mais tempo sem dar flores, o que acabaria com a produção em poucos dias.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar