Plantas Ornamentais

Helleborus, a rosa do Natal

Os Helleborus são soberbos arbustos perenes, fáceis de tratar e extremamente resistentes. Apesar destas caraterísticas, que agradam a qualquer amante de plantas, é a sua época de floração em pleno inverno, que faz com que sejam obrigatórios em qualquer jardim.

Os Helleborus surpreendem-nos com uma riqueza de flores, no momento em que a natureza parece estar a dormir e o jardim está triste e sem cor. A maior parte das variedades começam a florir em novembro, suportando o frio e a neve. Outras florescem no fim do inverno e continuam a sua floração até à primavera. Após a floração, os Helleborus funcionam como uma ótima planta de cobertura, desde o fim da primavera até ao outono.

A verdadeira rosa-de-natal

Apesar de todas as variedades de Helleborus serem conhecidas na Europa como rosa-de-natal, este nome apenas se aplica a uma espécie, ao Helleborus niger, a verdadeira “celebridade” entre todos os Helleborus. Nativa da Suíça, Áustria e Alemanha, esta variedade prefere zonas de sombra e semissombra. As suas raízes crescem em profundidade, para encontrar água e nutrientes sufi cientes para se desenvolverem, a floração começa em novembro, altura em que normalmente os jardins começam a perder charme, prolongando-se até março. As flores, que abrem em branco, amadurecem para cor-de-rosa à medida que o inverno chega e a temperatura baixa. As flores mantêm-se sempre acima da folhagem, proporcionando um efeito fantástico.

Outras variedades de Helleborus

Outras variedades de Helleborus têm vindo a ganhar popularidade, nomeadamente os híbridos. Com um elevado número de formas e cores, estas variedades também aparecem na época fria, apesar de começarem a florir em janeiro, prolongando-se até à primavera (dependendo do clima e das variedades).

As novas variedades provêm, entre outras, de cruzamentos entre a rosa-de-natal (Helleborus niger) e espécies de Helleborus mediterrânicas, combinando as melhores qualidades de ambos os pais. O seu charme e capacidade de resistir às temperaturas baixas do inverno provêm do Helleborus niger enquanto a capacidade de aguentar o sol quente de verão provem das variedades mediterrânicas (Helleborus x ericsmithii, Helleborus x nigercors e Helleborus x ballardiae).

Helleborus Gold Collection®, “a joia da coroa”

A Helleborus Gold Collection – HGC – inclui diferentes variedades de Helleborus, todas reproduzidas por via vegetativa. Estas variedades HGC são especiais pois garantem uma identifi cação verdadeira da variedade, devido ao seu especial método de propagação. Cada uma destas variedades passa por rigorosos critérios de seleção ao longo dos anos antes de serem incluídos na coleção HGC. Apenas uma em cada 100 mil plantas acolhe o alto padrão de reprodução, podendo então ser incluída nesta coleção. Ao adquirir plantas com este símbolo, está a garantir a mais nobre das plantas com a mais alta qualidade possível.

Utilização no jardim, varanda, terraço ou dentro de casa

Apesar do seu aspeto frágil, são surpreendentemente resistentes ao frio, e podem ser usados de várias maneiras. Qualquer uma das suas variedades pode ser plantada em vaso nas varandas ou terraços. Combinadas com coníferas, skimmias ou outras plantas perenes, os Helleborus decoram alegremente qualquer espaço. Também é possível usufruir das suas flores no espaço interior. Neste caso, coloque a planta no local mais fresco da casa e plante-a no jardim assim que a floração terminar. Se prefere ver o seu Helleborus naquele cantinho especial do seu jardim ao plantar tenha em mente as suas necessidades. Depois de entendermos a simplicidade e exuberância dos Helleborus, percebemos perfeitamente a frase que Elisabeth Lestrieux, grande autora de livros de jardins, jardinagem e decoração com plantas (Modern Art of Flower Arranging, The Garden Table, The Art of Gardening in Pots, entre outros) disse: “You must simply have Helleborus in the garden”.

Cultivo e manutenção

Os Helleborus apreciam solos bem drenados, ricos e calcários. Uma vez que preferem zonas de sombra e meia sombra, evite o sol total para uma melhor floração. Lembre-se que vai usufruir de flores no inicio do inverno até ao fim da primavera e que, após a floração, funcionam como uma bela planta de cobertura durante todo o verão, podendo ser plantados com outras plantas de cobertura.

Manutenção

Além de altamente atraentes, os Helleborus não exigem grande manutenção, apenas alguns cuidados durante a primavera e o verão. Na primavera: É no início da primavera que os Helleborus lançam as suas novas folhas. Nesta altura, a folhagem do ano anterior tende a ser menos atrativa, pelo que deve ser removida usando uma tesoura da poda, com cuidado e sem causar danos na planta. Ao remover esta folhagem velha, está também a tornar as novas flores mais visíveis. Este corte nunca deve ser feito no outono, pois nesta altura, a planta ainda está a extrair energia das folhas, pelo que qualquer corte pode causar danos na planta. No verão: Durante os meses de verão, estão em período de dormência e devem ser deixados a descansar.

Como plantar

1. Mergulhe o vaso/raiz em água imediatamente antes de plantar, até as bolhas de ar deixarem de aparecer.

2. Faça um buraco com uma profundidade igual ao dobro do volume da raíz.

3. Pique o fundo do buraco para uma melhor adesão das raízes.

4. Remova o vaso e plante o Helleborus de maneira a que a raiz fique apenas ligeiramente coberta pelo solo. De seguida, compacte a terra à volta da planta.

5. Regue imediatamente após a plantação.

Importante: Espace a plantas entre 60 e 80 cm, pois estas vão crescer fortemente no segundo ano, exigindo mais espaço.

Dicas

Ao plantar Helleborus em vaso, use vasos com largura sufi ciente de modo a prevenir que a raiz congele no inverno. Quanto mais largos e grossos, melhor, pois as plantas não conseguem absorver água quando o solo está gelado. Nunca deixe o seu Helleborus ficar completamente seco, nem regue em excesso. Flores e folhas velhas podem ser removidas após a floração.

Curiosidade

Conta a lenda que uma pastora, Medelon, estava a cuidar das ovelhas numa noite fria de inverno. Enquanto observava o seu rebanho, um grupo de homens passava com presentes para o recém-nascido Jesus. Medelon chorou porque não tinha nenhum presente, nem mesmo uma simples fl or… Um anjo, ao ouvir seu choro, apareceu e com a mão afastou a neve. Foi então que apareceu a mais bela flor branca, a rosa-de-natal.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar