Passo a Passo

Passo a passo: jardim para insetos amigos das plantas

Abrir as cortinas de manhã será uma nova experiência com abelhas, joaninhas e borboletas a voar à volta do nosso pequeno jardim. Vamos fazer com que os novos visitantes se sintam em casa, tendo flores coloridas, muitos esconderijos e um pequeno lago para beberem água.

1. Vamos usar um cesto forrado com um plástico no qual fazemos pequenos furos. Cobrimos o fundo com pedras ou leca (+/- 5cm) e enchemos com composto até metade da altura do cesto.

2. Desenvasar as plantas escolhidas (lembrem-se, nunca devemos  puxar pela planta! Invertemos o vaso amparando a planta numa mão e puxamos o vaso com a outra), fazer covas no composto onde colocar as plantas soltando ligeiramente as raízes e finalmente encher o cesto com composto aconchegando as plantas. Regar as plantas abundantemente para que o composto fique encostado às raízes e húmido. Certifique-se que fica espaço suficiente no topo do cesto para que o composto não escorregue para fora quando se rega ou quando chove muito.

3. Fazer uma pequena casa para as joaninhas, enrolando um bocado de cartão canelado que depois se coloca dentro de uma garrafa de plástico cortada no topo. Esconder a garrafa no meio das plantas de maneira que não entre água quando se rega ou quando chove.

4. Colocar um pequeno prato ou papel de prata  ligeiramente enterrado no solo com pedrinhas à volta e enchê-lo com água de forma a imitar um pequeno lago. Os animais precisam de beber água.

5. Atar alguns pauzinhos e palhas secas para que os animais se possam esconder. Juntar também umas pedras para os que gostam de estar em baixo delas e estar no escuro. Colocar no meio das plantas.

Plantas sugeridas

Alfazemas (Lavandula sp) verónicas (Hebe sp) , cebolinho (Allium schoenoprasum) e bocas-de-lobo (Antirrhinum majus), pois atraem abelhas e borboletas que são grandes polinizadores, as joaninhas e libelinhas que se alimentam de insetos como os pulgões, a mosca branca e outros, que comem e estragam as plantas do jardim. Outros besouros e talvez uma aranha ou duas podem também vir fazer uma visita.

Fotos: Marta Vassalo Monteiro

Leia também: Vamos plantar uma pizza!

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar