Plantas e Flores

  • Plantas e Flores

    Uma planta, uma história: Dragoeiro

    O dragoeiro é uma planta emblemática da Macaronésia e tem fama de viver muito tempo. Segundo o naturalista alemão Alexander von Humboldt (1769-1859), o famoso dragoeiro de Orotava, em Tenerife, derrubado…

  • árvores
    Plantas e Flores

    Árvores que curam

    Escrever sobre árvores é algo quase íntimo, como se estivesse a escrever sobre mim própria ou sobre alguma parte de mim, os meus braços, longas ramas dançando na brisa, os meus…

  • rosa
    Plantas e Flores

    Sua Majestade, a rosa

    Serge Lutens, famoso esteta e perfumista, chamou-lhe Sua Majestade, a Rosa, considerando-a a rainha das flores. A sua elegância e delicadeza, bem como o seu inconfundível perfume, fazem desta flor uma…

  • Plantas e Flores

    Hostas, amigas da sombra

    Jardinar um canteiro de sombra não tem que ser uma tarefa impossível! Apesar do desafio, a falta de sol pode resultar num jardim atraente, útil e relaxante. A dificuldade dos jardins…

  • laurissilva
    Plantas e Flores

    Laurissilva, a floresta da Madeira

    Uma floresta em que as árvores de maior porte, as que formam o dossel, pertencem à família das Lauráceas.  A Laurissilva medra num ambiente de nevoeiros frequentes, produzidos pelas massas de…

  • especiarias
    Plantas e Flores

    Especiarias: diversidade e usos

    As especiarias são produtos de origem vegetal que apresentam propriedades organoléticas (cor, aroma, sabor) diversas, devido à presença de compostos químicos (óleos essenciais, alcaloides, aldeídos, etc.) que lhes conferem propriedades únicas.…

  • fascínio pelas plantas
    Plantas e Flores

    O fascínio pelas plantas

    Hoje, 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas. Que bela ideia dedicar um dia às nossas grandes amigas, aliadas e protetoras. Deixarei aqui alguns dos meus fascínios.…

  • Plantas e Flores

    Lírio, o perfume que a terra esconde

    Azul, amarelo, violeta, branco… o lírio floresce por todo o lado, independente e seguro de si, rivalizando com a própria orquídea na sua aristocrática postura e na sua ostensiva voluptuosidade. Mítico…

  • Plantas e Flores

    Ylang-ylang, flor do Paraíso

    Quando o sol se levanta nos trópicos e começa a aquecer a terra, as flores de ylang-ylang despertam e exalam notas doces e sensuais, que logo se desvanecem como que adormecidas…

  • Plantas e Flores

    O encanto das camélias

    “É difícil explicar como é que uma pessoa que tem pavor de voar, possa fazer milhares e milhares de quilómetros de avião, não por uma mulher nem por uma avultada soma de…