Viagens

  • stowe
    Jardins Viagens

    Stowe, a paisagem no jardim

    Percorrer Stowe é uma verdadeira empreitada, mas vale bem a pena a visita. São 160 hectares de jardins com edificados góticos e clássicos, esculturas, lagos, rios, pontes e até um colégio…

  • myanmar
    Viagens

    Myanmar: um álbum de uma viagem com flores

    No Sudoeste Asiático, não há muitos jardins. Nem é preciso, pois uma generosíssima Natureza encarrega-se de amenizar a paisagem. Nunca lá fui durante a monção, cujas chuvas torrenciais e temperaturas nos…

  • ritsurin
    Jardins Viagens

    Ritsurin: uma visão do paraíso

    No Japão, faço habitualmente base em Kyoto, mas tento explorar os jardins e paisagens que o extraordinário sistema de transportes Nipónico proporciona, mesmo que as distâncias e a geografia não sejam…

  • fruteiras
    Viagens

    Vietname: um jardim de fruteiras

    Cheguei ao Vietname em pleno Tet, o primeiro mês lunar do calendário chinês (por eles seguido). Uma ocasião das festas mais importantes do ano Vietnamita. Nesta época, as ruas de Hanoi,…

  • kyoto
    Viagens

    Jardins exclusivos de Kyoto

    Numa tarde do passado mês de fevereiro, em Kyoto, fui ao Museu Raku (de cerâmica), mas bati com o nariz na porta porque estava fechado para preparação de uma próxima exposição.…

  • burle marx
    Jardins Viagens

    Os “sítios” de Burle Marx

    Com a designação oficial de “Sítio”, só existe um, o Sítio Santo António da Bica, na Barra de Guaratiba. Atualmente designado por Sítio de Burle Marx, o local que Roberto Burle…

  • jardins do vaticano
    Viagens

    Jardins do Vaticano: natureza e espiritualidade

    O Vaticano é uma Cidade-Estado, soberana, “sacerdotal-monárquica”, que existe desde 1929 aquando do Tratado de Latrão. É sede da Igreja Católica, ocupa um território murado, próximo da margem direita do rio…