Notícias

Mariano Bueno apresenta novo livro: «A horta-jardim biológica»

Quando era jovem, os adeptos da agricultura biológica eram vistos como uma “seita”. Hoje, Mariano Bueno é um dos especialistas neste tema mais reconhecidos em Espanha.

O autor de vários livros sobre agricultura orgânica e alimentação saudável esteve em Lisboa ontem, dia 22 de março, para apresentar a edição portuguesa do seu livro mais recente, “A horta-jardim biológica”. E porque “é importante ensinar as crianças” sobre a agricultura biológica, a Escola Básica Nº1 de Lisboa, em Arroios, foi um dos locais escolhidos para a apresentação.

Mariano Bueno ensinou os alunos da escola a fazer hidrovasos com aromáticas, pesticidas naturais e como transplantar plantas para canteiros. Entre regas e plantações, falámos com o autor sobre o novo livro, os benefícios das hortas-jardim biológicas e ainda ficámos com umas dicas sobre alimentação saudável.

Mariano Bueno mostrou aos alunos da Escola Básica Nº1 de Lisboa como ter uma horta biológica.

 

Voltar à terra

Apesar de reconhecer que “as pessoas estão mais sensíveis – preocupam-se com os animais, há cada vez mais vegans”, Mariano Bueno acredita que “é preciso voltar a tocar na terra. Tem-se observado que grande parte dos problemas de saúde que temos hoje se devem ao facto de nos termos desenraizado da terra. Há estudos que demonstram que simplesmente olhar para árvores prolonga a vida; as pessoas que vivem em locais com vegetação vivem mais anos do que as que vivem em locais urbanos sem vegetação.”

A importância de ter uma horta ou um jardim em casa, ou perto de casa, não deve, por isso, ser ignorada. Certos problemas de saúde, diz-nos Mariano, podem ser melhorados desta forma. “Tem-se descoberto que as alergias estão muito relacionadas com a falta de contacto com a natureza e com o facto de as pessoas não comerem plantas que crescem perto do sítio onde vivem. Pessoas com alergias e asma que começam a comer plantas que crescem perto de onde vivem melhoram espetacularmente. Isto porque as plantas que crescem em dado local produzem substâncias para se protegerem de certos compostos químicos do ambiente em redor; quando eu como a planta, estou a ingerir nutrientes, uma vacina contra o que respiro.”

 

Hortícolas para a saúde, flores para o espírito

Mariano Bueno falou com Um Jardim Para Cuidar sobre os benefícios da agricultura biológica.

E se a horta trata do corpo, o jardim alimenta o espírito. Nesta frase se traduz o conceito do novo livro de Mariano Bueno, “A horta-jardim biológica”. Dividido em três partes, o livro é um guia para cultivar no jardim, no terraço ou na varanda um misto de plantas hortícolas, aromáticas e ornamentais. A obra ensina o leitor a cultivar e manter a sua horta-jardim utilizando métodos biológicos.

Para Mariano Bueno, a biodiversidade na horta – uma “sinergia entre as plantas” –  é essencial e uma ideia central no livro. “Se plantamos muitas plantas distintas, há mais equilíbrio e despistam-se os parasitas e outros problemas. Por exemplo, se plantarmos um tomateiro ao pé de uma lavanda, o parasita não reconhece o tomateiro, pois é atraído por aromas, e assim estamos a proteger a planta.”

E quem não tem qualquer espaço exterior, também pode ter uma horta-jardim? “Perfeitamente! Pode plantar junto à janela. Não é preciso ter em casa todos os hortícolas que come, pode plantar algumas hortícolas como a rúcula, alface ou aromáticas, como menta ou manjericão. Mesmo que só tenha uma planta, já está a melhorar a sua saúde.”

Embora seja importante diversificar os hortícolas que consumimos, Mariano Bueno tem um especial gosto por crucíferas e grão-de-bico. “Hoje em dia faz-se muita publicidade aos brócolos. Mas todas as crucíferas – os brócolos, a couve, a rúcula, têm sulfurofanos, são regeneradores celulares. Devemos comê-las frequentemente. Por outro lado, como sou vegetariano, gosto muito de grão-de-bico. É rico em proteína, muito digestivo e tem substâncias anti-inflamatórias. É uma proteína de primeira ordem para uma alimentação saudável.”

Fotos: Sara Sousa

Poderá Também Gostar