Hortícolas e Frutícolas

Morango: história e propriedades

morango

O morango é um fruto rico em antioxidantes, em vitaminas A, E, C, B5 e B6, cálcio, ferro e outros minerais e pobre em calorias. É das frutas mais fáceis de cultivar em jardim, varanda ou floreira.

Origem

Os morangueiros são plantas originárias das zonas temperadas dos hemisférios Norte e Sul, que pertencem ao género Fragaria. O morango comum, ou de jardim, é o resultado de um híbrido produzido no século XVIII, em França, entre a Fragaria chiloensis e a Fragaria virginiana, por vezes chamado Fragaria x ananassa. Outras boas opções para o jardim são o já referido morango do Chile (Fragaria chiloensis) e o morango alpino ou silvestre (Fragaria vesca). São plantas bem adaptadas ao nosso clima e de fácil cultivo.

Propriedades e usos

O morango é uma fruta muitíssimo apreciada e uma das preferidas das crianças. Contudo, também é uma das frutas que sofre mais uso de pesticidas e outros químicos industriais, pelo que é mesmo aconselhável o cultivo para consumo próprio. Os morangos são frutos ricos em antioxidantes, em vitaminas A, E, C, B5 e B6, cálcio, ferro e outros minerais, e pobres em calorias. O morango é muito consumido ao natural, mas também em gelados, sobremesas, bolos, doces e compotas. Além disto, é muito usado em produtos de cosmética e de higiene. Atenção porque algumas pessoas são alérgicas aos morangos!

Bilhete de identidade

Origem Zonas temperadas dos hemisférios Norte e Sul.

Altura Planta rasteira.

Propagação Vegetativa por estolhos, mas também possível por semente.

Plantio Fim do verão ou  primavera.

Solo Solos com boa drenagem, ricos em matéria orgânica.

Clima Plantas muito rústicas no nosso País.

Exposição Zonas de sol, de preferência viradas a sul, onde não haja geadas.

Colheita Varia com o facto de as variedades serem estivais (primavera e verão) ou remontantes (começam no verão e entram pelo outono).

Manutenção Capinagem e monda.

Fotos: Thinkstock

Leia também: Aprenda a cultivar morangos

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar