Como multiplicar os seus ciclâmenes

Esta planta oriunda da Palestina tem tubérculos, e muitas vezes a parte aérea desaparece nos meses mais quentes. Para a multiplicar pode fazê-lo de duas formas: por sementeira e por divisão.

Semear em tabuleiros

Sementeira

Recolhendo a semente no final da floração (para tal não remova todas as flores secas, deixe as sementes amadurecerem e depois recolha-as), semeie-as no inicio do inverno em tabuleiros, transplante-as quando tiverem cerca de 10 cm e 4 ou 5 folhas definitivas. Os ciclâmenes vão demorar cerca de 15 meses a florir.

Plantar ciclâmenes

Divisão

Pode optar por dividir a planta, um processo mais rápido e que lhe vai permitir ficar logo com plantas adultas. Para ter plantas com dimensão suficiente para dividir, ao longo do seu desenvolvimento retire-lhes as flores e folhas secas e murchas. Quando a base da planta já tem uma dimensão razoável, com a ajuda de uma pá afiada, divida de alto a baixo todo o tufo da planta, tendo o cuidado de apanhar conjuntos de folhas inteiros, bem como tubérculos inteiros.

Solte a planta sacudindo com cuidado para soltar as raízes. Replante cada uma das plantas em novo local do jardim, ou em outros vasos, utilizando para tal um substrato adequado a plantas com flor. Atenção que os cíclames são plantas sensíveis ao excesso de calor e radiação direta do sol e necessitam de regas regulares embora sem provocar o encharcamento. Convém fertilizar pelo menos duas vezes por ano, no inicio do outono e na primavera, assim garantimos uma floração longa e exuberante. O húmus de minhoca é um excelente fertilizante natural, ideal para este tipo de plantas.

Ao dividir as suas próprias plantas vai poupar muito dinheiro e ter plantas bonitas e saudáveis sempre à mão.

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar